fbpx
Informação a Serviço da População.

Publicidade

Publicidade

Das 8,3 mil vagas para cursos técnicos diversos, Idep já preencheu 700; inscrições podem ser feitas pela internet

Real Turismo

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) espera qualificar este ano 8,3 mil pessoas inscritas no Programa Capacita Rondônia. Desse volume da quinta etapa, 700 já foram preenchidas no eixo comércio.

Nesta quinta-feira (12) começaram as inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na forma presencial. Cursos específicos para a chamada reconversão profissional, por exemplo, já beneficiaram até agora mais de dois mil estudantes.

Trata-se da modalidade de formação contínua que visa qualificar a pessoa para algo que ela ainda não sabe fazer. Em seguida, a pessoa pode até se especializar.

Publicidade

Publicidade

Nesta quinta-feira funcionários do Idep conheceram seu novo presidente, professor Miguel Câmara. Ele se reuniu com a antecessora e com a equipe no quinto andar do Edifício Rio Cautário do Complexo Rio Madeira, sede da autarquia.

“Este é o melhor momento para a capacitação profissional”, considerou a ex-presidente Adir José.

Criado por decreto em dezembro de 2016, o Idep dispõe de R$ 9,7 milhões em seu orçamento autárquico para promover cursos nas áreas industrial, comercial, de serviços e rural. Esse dinheiro é oriundo do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Recursos do Fecoep são repassados à Secretaria Estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social. São 2% do total da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por empresas de cosméticos, perfumaria, bebidas alcoólicas, cigarros, fogos de artifícios, entre outros.

O Idep trabalha em duas vertentes: uma para quem está desempregado, pretende retornar logo ao mercado de trabalho ou ser empreendedor; outra para preparar o jovem do Ensino Médio com vistas ao primeiro emprego.

 PÚBLICO ALVO 

O público alvo dos cursos do Idep é formado por jovens com idade mínima a partir de 16 anos e, em alguns cursos específicos serão admitidos jovens com idade mínima de 18.

Em ambas as faixas etárias, esses cursos se destinam preferencialmente a ribeirinhos, quilombolas, indígenas, pessoas portadoras de deficiências, desde que não impossibilitem o aproveitamento total nos cursos.

Contempla ainda jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, adultos privados de liberdade, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, hipossuficientes e/ou residentes em comunidades carentes.

EIXOS TECNOLÓGICOS DO CAPACITA RONDÔNIA

?Ambiente e Saúde
? Controle de Processos Industriais
? Gestão e Negócios
? Informação e Comunicação
? Infraestrutura
? Iniciação Profissional
? Produção Alimentícia
? Produção Industrial
? Recursos Naturais
? Segurança
? Turismo, Hospitalidade e Lazer

Saiba mais a respeito do Fecoep
Começam aulas do Idep em 42 cidades de Rondônia

INSCRIÇÕES
Podem ser feitas pelo site http://idep.ro.gov.br
Vagas independem do interessado ser estudante matriculado na rede pública estadual.
Fale com o Idep: 69 984841086

Centranet
por Secom Governo
da Secom Governo
Veja mais
Comentários
Carregando...