Connect with us

Cujubim

Idoso que estava desaparecido há 4 dias é encontrado em Cujubim, RO

Redação

Published

on

Depois de quatro dias longe de casa, a aflição dos familiares do aposentado Estevão Cassiano da Silva, de 74 anos, encerrou na última terça-feira (28). O idoso que desapareceu no dia 24 de fevereiro em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, foi encontrado em Cujubim (RO) depois de passar por três municípios da região. Segundo a família, ele saiu para ir até uma agência bancária em uma motocicleta para sacar dinheiro e não foi mais visto.

Após o susto, o idoso conta com descontração que resolveu viajar para conhecer alguns municípios da região. Pilotando a motocicleta, Estevão passou por Machadinho D’Oeste, Rio Crespo e por último Cujubim. Nos três locais, ele passou as noites em hotéis, conforme contou.

“Eu tomo medicamento para pressão, mas estava viajando tranquilo e em todo lugar que chegava era bem recebido. Estava com muitas lembrança dos meus filhos, mas estava viajando e tranquilizando a minha cabeça”, expõe.

“Andamos por tudo quanto é lugar à procura dele e pedimos a Deus para que ele ficasse com saúde e segurança e não acontecer nada de ruim. Quando menos esperávamos, ele estava passando aqui na rua de volta. Ele disse que em todo lugar que ia, as pessoas diziam para ele voltar para casa por que ele estava passando na televisão. Graças a Deus ele está bem e todos nós estamos muitos felizes”, comenta.

Após levar uma ‘bronca’ dos filhos para não sair novamente sem avisar, o aposentado conta que aprendeu a lição. “Agora toda vez que for decidir me ausentar irei avisar todos os meus onze filhos”, brinca Estevão.

Adolescente encontrada em Jaru
Uma adolescente de 14 anos, que também estava desaparecida desde a última quinta-feira (23),  foi encontrada na tarde da última terça-feira (28) em uma residência no Setor Jardim dos Estados, em Jaru (RO), município a 290 quilômetros de Porto Velho.

A menina saiu de casa em Ariquemes sem ser percebida e se encaminhou até uma padaria no Setor 11, em Ariquemes, e posteriormente foi vista pela última vez às margens da BR-364. A família procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência relatando o desaparecimento.

“Soubemos através de uma advogada que a adolescente estaria em Jaru e acionamos o Conselho Tutelar da localidade e a Polícia Militar. Lá, eles iniciaram as buscas e conseguiram localizar a menina em uma residência”, relatou a conselheira tutelar Zenilda Martins.

A menina foi trazida de volta aos familiares em Ariquemes. A Polícia Civil do município investigará o caso.

Comentários Facebook

Cujubim

Ex-prefeito que nomeou esposa para ser assessora pública é condenado em RO

Redação

Published

on

O ex-prefeito de Cujubim (RO), Fábio Patrício Neto (PMDB), foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) por improbidade administrativa devido à prática de nepotismo, durante o período em que ainda exercia o cargo de chefe do executivo, entre 2013 e 2016.

Conforme o Judiciário, Fábio nomeou a esposa para ocupar o cargo comissionado de assessora de assuntos estratégicos, em agosto de 2014.

A decisão da 3ª Vara Cívil da Comarca de Ariquemes (RO) determinou aos dois a proibição de contratar ou receber benefícios de serviços públicos e multa civil, que ultrapassa R$ 50 mil.

De acordo com a Justiça, o processo foi instaurado após o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) ajuizar uma ação civil pública ao verificar que o então prefeito, em agosto de 2014, nomeou a própria esposa para o cargo em questão.

Entretanto, durante o processo a defesa do ex-prefeito, alegou que mesmo em razão da natureza das atividades desempenhadas, a função não era um cargo administrativo e sim político, o que não poderia ser considerado como uma improbidade. A alegação não foi aceita pela Justiça.

Segundo o TJ, Fábio Patrício disse em juízo que nomeou a esposa para o cargo sem ter conhecimento do que era nepotismo, pois ela auxiliava a administração pública desde gestões anteriores e a nomeou apenas pela capacidade em que ela havia demonstrado.

A esposa do ex-prefeito comentou que era servidora da prefeitura de Cujubim desde 1997 em outras funções. A mulher ainda especificou que, no cargo de assessora, as atividades consistiam em articular reuniões e projetos e assessorar os demais secretários.

Ambos os acusados ainda argumentaram a inexistência de dolo ou má-fé perante as condutas cometidas, mas o juiz constatou a prática de improbidade administrativa.

Na sentença, o magistrado determinou ao ex-prefeito a proibição de contratar ou receber benefícios do poder público pelo período de três anos e o pagamento de multa civil equivalente a 10 vezes o valor dos salários em que recebia na época.

Fonte: G1

Comentários Facebook
Continue lendoo

Cujubim

Anunciada substituição de ponte de madeira por concreto no município de Cujubim

Redação

Published

on

O município de Cujubim, localizado na região do Vale do Jamari, irá receber uma nova ponte de concreto no rio Preto, no travessão que dá acesso às linhas vicinais: D 86, D 90, D 94 e D 98. O benefício foi anunciado pelo governador Confúcio Moura, no último fim de semana, durante a solenidade de entrega de dez ônibus rurais escolares, no próprio município.

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, acompanhado do senador Valdir Raupp, esteve no local onde tem uma antiga ponte de madeira, para ver in loco a situação.

“O governador autorizou o DER a iniciar o projeto, realizando o levantamento técnico para a construção da nova ponte de concreto, que irá substituir uma antiga ponte de madeira, com aproximadamente 60 metros de extensão, e deverá ter um investimento aproximado de R$ 2 milhões”, explicou Neiva.

O prefeito de Cujubim, Pedro Fernandes Pereira, disse que a ponte de madeira foi construída há 30 anos, e anualmente apresenta problemas e precisa de reparos devido ao desgaste das madeiras. “Mesmo fazendo os reparos, a ponte já está interditada para veículos grandes, e liberada apenas para veículos pequenos e pedestres”, afirmou Pedro Fernandes.

Ainda segundo o prefeito, a nova ponte irá beneficiar diretamente cerca de mil famílias que residem na área rural de Cujubim e que precisam escoar a produção de soja, leite, produtos da agricultura familiar e os estudantes com o transporte escolar. “Será mais uma opção de acesso à RO-205, e favorece ainda os produtores rurais assentadas pelo Incra no projeto Américo Ventura”, completou.

A região do Vale do Jamari está sendo beneficiada com outra ponte nova de concreto, de 120 metros de extensão, no rio Jamari, na BR-421, na saída de Ariquemes para os municípios de Monte Negro, Campo Novo e Buritis.

Comentários Facebook
Continue lendoo

Cujubim

Maurão de Carvalho prestigia entrega de dez ônibus escolares em Cujubim

Redação

Published

on

O município de Cujubim, no Vale do Jamari, recebeu do governo do Estado dez novos e modernos ônibus para o transporte escolar. O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), prestigiou a solenidade, ocorrida no último sábado (18) e destacou a importância do investimento, para garantir um transporte seguro aos estudantes.

“A educação é o maior investimento que o governante faz, pois, atender a todas as áreas. O transporte escolar é fundamental para garantir a presença dos alunos em sala de aula, reduzindo a evasão escolar e garantindo o acesso ao conhecimento. Esta ação tem o apoio da Assembleia Legislativa e estamos à disposição para contribuir com iniciativas desta natureza”, destacou.

A solenidade foi comandada pelo governador Confúcio Moura (PMDB), com as presenças dos deputados estaduais Saulo Moreira (PDT), Edson Martins (PMDB), Adelino Follador (DEM), Ezequiel Junior (PSDC) e Geraldo da Rondônia (PMN). O senador Valdir Raupp (PMDB), os deputados federais Lúcio Mosquini (PMDB) e Lindomar Garçon (PRB), além do prefeito Pedro da Belo Horizonte (PDT), do secretário estadual de Educação, Valdo Alves, do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Ezequiel Neiva, de vereadores e demais autoridades.

O governador enfatizou que a educação é importante na formação da cidadania, mas lembrou que a tarefa de educar os filhos ainda compete aos pais. “Hoje, infelizmente muitos pais não se preocupam com os horários nem com as companhias dos filhos adolescentes. Muitos também não se interessam pela vida escolar deles. O Governo está dando a sua parcela de contribuição, mas as famílias precisam se integrar neste projeto desafiador que é a melhoria da qualidade na educação do Brasil”, afirmou.

Confúcio fez a entrega de oito ônibus e mais dois microônibus e anunciou ainda, para o próximo mês de abril a entrega da nova delegacia, uma reivindicação da comunidade. “A Polícia Civil vai voltar a atuar e a exercer suas funções, para a garantia da segurança”, completou.

Os deputados estaduais reafirmaram o compromisso em apoiar os municípios, seja destinando emendas ou intermediando ações junto ao Governo, para assegurar benefícios para as comunidades.

 

Comentários Facebook
Continue lendoo
Advertisement

Mais visualizados