Portal Espigão
Informação a Serviço da População

Nova ponte de concreto sobre o rio Jamari terá mão dupla de trânsito e passagem para pedestres nas laterais

A ponte de concreto com 120 metros de extensão, com mão dupla de trânsito e passagem para pedestres nas duas laterais, será construída pelo governo de Rondônia sobre o rio Jamari, na BR-421 na saída de Ariquemes para os municípios de Monte Negro, Campo Novo e Buritis, e também garantirá o acesso aos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.  O investimento no projeto será superior a R$ 5,2 milhões com recursos próprios do Estado.

A ordem de serviço autorizando a empresa Trol (vencedora da licitação) a iniciar os trabalhos foi assinada na manhã do último sábado (14) pelo governador Confúcio Moura e entregue ao engenheiro e empresário Eduardo Barbosa Júnior, em evento na cabeceira da atual ponte construída no início da década de 80. A empresa executora do projeto assegurou que nesta semana já inicia a mobilização para a contratação de profissionais e montagem do canteiro de obras.

Confúcio Moura afirmou que a nova ponte é de extrema importância para o desenvolvimento da região do Vale do Jamari. O governador recordou do período (final de década de 70 e início dos anos 80) em que fazia a travessia do rio Jamari de canoa ou balsa para trabalhar como médico no garimpo Massangana. Relembrou que os moradores sonhavam com a construção de uma ponte e que diante das dificuldades, alguns partos ocorreram num barracão nas margens do rio Jamari.

Publicidade

O então governador Jorge Teixeira construiu uma ponte mista em ferro, concreto e madeira, porém, com a passagem apenas para um veículo por vez, mas já era um grande feito para aquele período. “Mas as cidades cresceram, a população aumentou e a frota de veículos é imensamente maior. Precisamos acompanhar o desenvolvimento dos municípios”, destacou Confúcio.

Não é duplicação, é ponte nova

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, destacou que se trata de uma ponte nova, e não da duplicação ou ampliação da atual plataforma. “O DER fará construirá uma nova ponte com mão dupla de trânsito e passagem para pedestres nas laterais. A atual ponte mista em concreto, metal e madeira será reformada e permanecerá no local como segunda opção para pedestres e ciclistas”, detalhou.

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, falou do momento econômico desfavorável em todo o Brasil e enalteceu a administração estadual por manter as contas e a folha de pagamento em dia, e ainda investir em projetos prioritários, citando a ponte sobre o rio Jamari.

Para o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, o município jamais recebeu tantos investimentos quanto nos últimos cinco anos. “É gratificante saber que a população ariquemense pode continuar contando com o governador Confúcio Moura, que já foi prefeito da cidade por duas vezes”, ressaltou.

Também participaram do evento o deputado Geraldo da Rondônia, o vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador, prefeitos e vereadores dos municípios vizinhos, assessores do governo em Ariquemes e cerca de 300 moradores da região.

Comments
Carregando comentários...