Informação a Serviço da População.

PM aumenta a presença de policiais nas ruas e dá dicas para segurança no carnaval de Rondônia

A Polícia Militar (PM) estará nos quatro cantos de Rondônia durante o período de carnaval com um efetivo de 1.500 policiais reforçando a segurança da população. O capitão PM Renato Suffi explica que as atividades envolvem o policiamento ostensivo, sem interferir no policiamento ordinário, aquele do dia-a-dia, policiais nas principais avenidas a pé, viaturas que farão a segurança do entorno dos eventos, reforço da Lei Seca, policiamentos de trânsito e, ainda, os policiais diretamente envolvidos nas atividades dos blocos de carnavais.

Para o trabalho em prol da segurança pública, segundo ele, será utilizado o efetivo da administração, os alunos soldados e a folga dos policiais. “Lembrando que a responsabilidade pela segurança interna dos blocos, dentro do cordão de isolamento, a aquisição de banheiros químicos e o material de interdição de vias públicas cabe a empresa responsável pelos blocos carnavalescos”, destacou o capitão Suffi.

Dicas de segurança

Publicidade

Publicidade

A Polícia Militar faz um alerta a população para os cuidados durante as folias do período de carnaval, tanto nos blocos de ruas, como nas festas em clubes: planejar e verificar as condições do local que deseja ficar, manter os objetos sempre a frente do corpo, ficar atento às pessoas ao redor, manter especial atenção às crianças, sendo uma alternativa a identificação delas com etiquetas, não exibir celulares, carteiras e bolsas e andar sempre com dinheiro trocado para facilitar as compras.

O folião, para reforçar sua segurança, deve priorizar o uso do cartão de crédito, mas caso necessite do dinheiro em espécie que faça o saque em locais movimentados e durante o dia, e evite andar com grande quantidade de dinheiro.

Outras importantes orientações da PM: que o folião marque um ponto de encontro, caso se perca dos amigos, evite beber em excesso, não aceitar bebida de estranho, não dirigir após beber, usar roupas leves e confortáveis, em especial os calçados, cuidado com esbarrões e empurrões, e evite ficar no meio do tumulto.

“Se o folião optar pelas festas em locais fechados, é muito importante se observar e prestar atenção nas saídas de emergências, isso em casos de brigas generalizadas”, enfatizou capitão Suffi.

Com relação aos estacionamentos dos veículos, as dicas da PM é que o folião observe as ruas abertas e iluminadas, evite becos, vielas e ruas sem saída, uma vez que as vias no entorno dos eventos são bloqueadas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

Centranet
por Secom Governo
da Secom Governo
Veja mais
Comentários
Carregando...