Portal Espigão
Informação a Serviço da População

Programa avaliará qualidade da água nos rios e nascentes em Rondônia

A qualidade da água nos rios e nascentes de Rondônia será avaliada no próximo dia 26 de março, em 26 pontos do estado, pelo Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), que é executado em todo o país pela Agência Nacional de Águas (ANA), segundo divulgou o Governo. Em Rondônia, a pesquisa é feita através da Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O objetivo, segundo nota do Governo, é identificar a qualidade das águas superficiais brasileiras, o que inclui análise em mananciais e próximos a grandes empreendimentos. A pesquisa é feita de Porto Velho a Cabixi. Serão levantadas informações sobre temperatura, oxigênio, PH, turbidez e condutividade elétrica da água. Os trabalhos são realizados a cada trimestre, a primeira etapa aconteceu em setembro de 2016.
Para que o trabalho seja feito com maior qualidade, a ANA forneceu ao Estado equipamentos de laboratório modernos, como sonda de leitura organoléptica, sonda multiparamétrica, medidor de vazão, cromatógrafo, ultrapurificador de água, além de uma caminhonete.
Conforme divulgado pelo Governo, o Qualiágua tem duração de cinco anos. Nos dois primeiros anos serão trabalhados somente com a sonda de leitura dos parâmetros organoléptica, depois serão feitas análises físico-químicas, na quais serão observados a quantidade de nitrato, potássio fosfato, amônia, todos os elementos que em grande quantidade contaminam a água.
Com a avaliação das águas de Rondônia, assim como dos demais estados brasileiros, a ANA pretende fazer a classificação da qualidade das águas e, com essa base de dados, fortalecer políticas públicas de melhorias para os recursos hídricos do País. De acordo com a nota do Governo, o estudo trará melhorias principalmente nos pontos que recebem grande impacto de efluentes despejados por empreendimentos, através de ações que evitem a contaminação.

Fonte: G1

Publicidade
Comments
Carregando comentários...