Portal Espigão
Informação a Serviço da População

Rondônia recebe viaturas por ter enviado policiais para a segurança nas Olimpíadas 2016

As polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros receberam, na tarde desta quarta-feira (21), 15 novos veículos que deverão incrementar a ações de segurança das três corporações que compõem as forças de segurança em Porto Velho e várias  cidades do interior. A solenidade de entrega dos veículos foi realizada na sede do Comando Geral da Polícia Militar, com a presença do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira.

Além dos veículos, foram entregues à Polícia Militar armamentos e munições: 73 carabinas 556; 35 pistolas ponto 40; rádios comunicação HT e 100 coletes a prova de balas adquiridos com recursos próprios.

As viaturas foram doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp,) como contrapartida pela atuação do efetivo de cerca de 150 policiais militares, bombeiros e civis disponibilizados para a Força Nacional de Segurança, antes e durante a Olimpíada Rio 2016.

Para os jogos olímpicos, o projeto original da Senasp solicitava 100 policiais, porém a medida em o evento ocorria, novos profissionais eram enviados, disse o secretário-adjunto de Segurança Pública, em exercício, Luiz Roberto de Mattos.

No ato de entrega das viaturas, Luiz Roberto esclareceu que a maior quantidade de viaturas (11) foram para a Polícia Militar, proporcional ao número maior de efetivo disponibilizado para a Rio 2016. Dos 15 veículos, 11 são caminhonetes de grande porte, três carros pequenos, tipo passeio. Além das viaturas entregues ontem, o pacote contempla a Sesdec com um micro-ônibus que chega essa semana.

“A olimpíada foi lograda de êxito e não teve nenhuma ocorrência digna de registro. Nossos agradecimentos a todos os policiais de Rondônia trabalham na Força Nacional à época, bem como os que permaneceram no Estado. Os policiais que ficaram, com muito esforço, cobriram a ausência dos colegas que receberam a missão de estarem na olimpíada”, disse Matos.

O vice-governador Daniel Pereira agradeceu a cada uma das pessoas, que ao longo do ano de 2016, trabalharam pela segurança pública do Estado.  Sobre a aquisição das viaturas, o vice-governador enfatizou que “é algo que todo mundo sai ganhando”. Rondônia ajudou a oferecer segurança à população do mundo todo que participou do que o vice-governador denominou de “maior evento esportivo do planeta”.

“Com as viaturas cedidas pela Senasp, as forças de segurança de Rondônia, de modo integrado, como é a proposta do governador Confúcio Moura, desencadeia a possibilidade melhoria nos serviços prestados as comunidades”, disse o comandante-geral da Polícia Militar  do Estado de Rondônia, Ênedy Dias.  Para o coronel, viaturas e novos equipamentos como rádios, armas dentre outros, farão com que a população em geral se beneficie do resultado que se espera.“Os policiais terão melhores condições de trabalho para execução dos serviços essenciais que no policiamento ostensivo e também no enfrentamento, quando necessário”.

A experiência diferenciada adquirida em outros estados da federação faz deles policiais mais treinados, com uma visão de segurança pública desenvolvida pode ser observada de outro ponto de vista, o que tem como tendência, novos conhecimentos, repassados ao efetivo que anda não teve oportunidade de integrar a Força Nacional, destacou o comandante da PMRO.

Comments
Carregando comentários...