Segurança apresenta plano integrado para Revezamento da Tocha Olímpica em Porto Velho

O esquema de segurança para o Revezamento da Tocha Olímpica em Porto Velho, que ocorrerá no dia 22 de junho, está traçado. O Plano Tático Integrado foi entregue ao governador Confúcio Moura na manhã desta terça-feira (24) pelo coordenador geral de segurança da Tocha em Rondônia, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, em reunião na qual estiveram presentes representantes das instituições envolvidas na construção do plano e que atuarão no evento.

O coronel José Pachá explicou que a organização, em todos os estados, concentra três eixos de atuação – defesa, inteligência e segurança pública. Um eixo paralelo, de cerimonial, está por conta da prefeitura de Porto Velho, que mediante licitação contratou a Cerimônias Cariocas para o evento. Os estados seguem um protocolo que foi definido pela coordenação em Brasília.

Serão utilizados 88 profissionais de diversos órgãos somente no comboio que percorrerá os 37 quilômetros da cidade de Porto Velho. A Força de Segurança Nacional, com 27 homens, é a responsável direta pela segurança da Tocha Olímpica, que será conduzida por 165 pessoas, totalizando 15 mil os condutores nas mais de trezentas cidades brasileiras.

O coordenador geral de Segurança da Tocha Rondônia disse, porém, que o plano de segurança envolve muito mais pessoas, havendo novas reuniões para tratar do tema e definir detalhes. A próxima será no dia 9 de junho.

“Queremos fazer bonito, e sei que a coordenação da segurança está em boas mãos. Queremos que todos os participantes e envolvidos no evento, os condutores da tocha estejam integrados para que o brilho de Rondônia apareça e Porto Velho aproveite a visibilidade que terá”, disse o govenador Confúcio Moura, que assinou o termo de aprovação do Plano Tático Integrado.

Os condutores da tocha, entre eles idosos e portadores de deficiência, irão se revezar a partir de 11 pontos de entrega da Tocha Olímpica que são escolas públicas, partindo da Praça das Três Caixas d’Água, no centro da cidade, e eles foram escolhidos após exame de perfil pela área de inteligência da segurança pública. Os patrocinadores, três ao todo, indicaram dez condutores cada, e os demais foram escolhidos a partir de indicação apresentada pela internet. Cada uma das 165 pessoas percorrerão um trajeto de 200 metros.

No aeroporto a segurança e eventual operação estará sob a competência da Polícia Federal. A Polícia Militar fará varreduras e vistorias, utilizará batedores e deve auxiliar na escolta do comboio. “Haverá equipe antibombas e duas viaturas para atendimento hospitalar, uma do Samu e outra do Corpo de Bombeiros”, disse o coronel José Pachá. Todos os veículos a serem utilizados serão padronizados com o símbolo da tocha.

Assinam o termo de aprovação do Plano Tático Integrado o diretor de Polícia Civil, delegado Eliseu Muller Siqueira; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Luiz Rodrigues; o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Antonio Carlos dos Reis; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Alvarez Simões; o superintende da Polícia Federal, Araquem Alencar Tavares de Lima, e o prefeito Mauro Nazif. A coordenadora municipal de Turismo, Camila Canova, também participou da reunião.

You might also like More from author

Comments are closed.