Portal Espigão
Informação a Serviço da População

Segurança pública tem 34 obras em execução em todo o estado

Nesta semana, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), divulgou o balanço das ações executadas durante o ano. De acordo com a Gerência de Planejamento, em todo o Estado de Rondônia, estão em execução 34 obras estruturantes, com recurso do próprio Estado e do Pidise, visando melhorar as estruturas físicas já existentes, bem como, a construção de novos equipamentos da segurança pública, proporcionando maior conforto aos servidores e melhoria no atendimento a população.

Em Porto Velho, estão em processo de finalização três de um total de quatro Unidades Integradas de Segurança Pública de grande porte nas zonas Sul, Leste, Norte e Centro. No interior, estão em fase de acabamento dez Unisps nos municípios de Buritis, Cujubim, Machadinho do Oeste, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Colorado do Oeste e Alvorada do Oeste, bem como três de grande porte em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. As unidades farão a integração das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

Destas, uma já foi inaugurada, é o caso da Unisp do município de Espigão do Oeste.

O gerente de Planejamento da Sesdec, André Roberto, disse que boa parte das obras estão finalizadas, faltando a estruturação com mobiliário, rede lógica e sistema de ar-condicionado. “A previsão é que no primeiro semestre seja inaugurada grande parte destas obras, seguindo no decorrer do exercício de 2016 as demais.

Outras obras já estão em fase de finalização de projetos no DER e licitação. É o caso da Unisp de Nova Mamoré; Grupamento de Bombeiro de Porto Velho; Construção do Núcleo de Criminalística em Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná; Construção do Instituto de Criminalística em Porto Velho; Construção do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) em Porto Velho; Aquisição de mobiliários para as Unisps e SGBs; Construção da Gerencia de Inteligência – Sesdec (PC,PM e BM) em Porto Velho; Unisp de Jacy-Paraná; Reforma da COE em Porto Velho; Construção do 5º BPM em Porto Velho; Reforma e ampliação do 1º BPM – Porto Velho; Construção de Unisp de Grande Porte – Porto Velho, zona Norte.

A Gerência de Convênios (Geconv), desde o início de 2015 possui firmado com o Governo Federal, 11 Convênios em execução que somam mais de R$ 34 milhões.

Dentre eles, Reaparelhamento do Instituto Laboratorial Criminal; Fortalecimento do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil; Reestruturação e Fortalecimento da Segurança Pública na Linha de Fronteira; Sistema de comunicação nas fronteiras, com a implantação do sistema de Radiocomunicação Móvel Troncalizado Digital.

Reaparelhamento e fortalecimento das Delegacias de Atendimento às Mulheres; Fortalecimento e estruturação da Perícia Criminal, visando fortalecer a estruturação da Perícia Criminal no Estado de Rondônia, na produção de prova técnica-científica; Reaparelhamento das Delegacias de Homicídios; Reaparelhamento da Estrutura da Cadeia de Custódia.

Reaparelhamento do IDNA, com o intuito de fortalecer as atividades de perícia criminal; sistema de ocorrências policiais, customização de software para prover a modernização das atividades de atendimento, registro de ocorrência georreferenciado e demais procedimentos policiais.

De acordo com o gerente de Convênios, Rafael Brito, já foi implantado o sistema de Videomonitoramento das Regiões de Fronteira nos municípios de Guajará-Mirim, Vilhena, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, Buritis e Nova Mamoré.

Foram entregues às Polícias Militar, Civil e à Gesfron três vans equipadas com raios-x. Os veículos estão sendo utilizados em operações com barreiras em todo o estado e tem somado na apreensão de drogas, e produtos frutos de contrabando e descaminho.

Outra grande conquista foi aprovação pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Projeto de Lei Ordinária (PLO 188/2015) que cria a Ouvidoria da Segurança Pública, no âmbito da (Sesdec).

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, disse que será disponibilizada a população o número do Disque-Ouvidoria da Segurança Pública. “Estamos avaliando se será possível manter o serviço em funcionamento 24h. As denúncias serão feitas gratuitamente pelo sistema de discagem e com a garantida do anonimato, ”argumentou.

Fonte

Texto: Arian Oliveira
Fotos: Sesdec
Secom – Governo de Rondônia

Comments
Carregando comentários...