Portal Espigão
Informação a Serviço da População

Vice-governador mostra potencial de Rondônia na maior feira de alimentos da América Latina em Lima

0

O vice- governador de Rondônia Daniel Pereira juntamente com representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), a comitiva de empresários rondonienses e a chefe de cozinha Cléo Ressetti estão na capital do Peru onde começa hoje (27) e segue até sexta-feira (29) a Expoalimentaria, uma das maiores feiras da América Latina.

Eles foram ontem (26) recepcionados com coquetel de boas-vindas pelo embaixador do Brasil no Peru Marcos Raposo e já chegaram mostrando o potencial gastronômico rondoniense. A chefe de cozinha Cléo Ressetti em uma ação de parceria entre a Suder e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) preparou para degustação do público uma série de pratos com produtos de Rondônia.

Líder em produção de peixe de água doce, Rondônia não poderia deixar os pescados de fora da degustação. Houve pratos usando o tambaqui e pirarucu, assim também como outras produções em alta no Estado a exemplo da carne bovina e o arroz.  ‘‘Um evento de primeira grandeza e bastante prestigiado’’, avalia o vice-governador que também esteve juntamente com o superintendente da Suder, Basílio Leandro de Oliveira, em visita a multinacional Peruana de laticínios Glória presente em 70 países e que foi convidada a conhecer o estado de Rondônia para promover parcerias.

Publicidade

Agora a expectativa é para a Expoalimentaria que pela primeira vez conta com um stand de Rondônia. ‘‘Essa é uma das maiores feiras da área de alimentação do mundo e estamos aqui com um grupo expressivo de atuação muito grande na economia na área de exportação e importação e a nossa participação no Peru com certeza trará grandes resultados para o estado de Rondônia’’, destaca. Além dos cinco empresários que formam a comitiva do governo, o Sebrae também participa com mais 10 e com a participação da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), somam um total de cerca de 20 empresários rondonienses no evento.

TURISMO INTERNACIONAL

‘‘São empresários de áreas diversas, inclusive, na área de turismo e é um sonho de Rondônia criar um turismo entre o Estado e o Peru, especialmente a Machu Picchu, em Cuzco, que é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo’’, afirma o vive-governador. E a Missão Rondônia-Peru já começa a trazer avanços para fortalecer Rondônia na rota do turismo internacional.

‘‘Nós queremos promover um evento de integração do turismo entre Rondônia, Peru e Bolívia provavelmente ainda este ano em Porto Velho e também começamos a trabalhar a possibilidade de um voo ligando Cuzco a Porto Velho. Isso nos levaria a consolidar de vez o processo de internacionalização do aeroporto de Porto Velho’’, destaca.

De acordo com Daniel Pereira, já tem um voo que liga Cusco à Foz do Iguaçu, no Paraná e Rondônia poderá ser o segundo estado da federação a fazer essa integração.  ‘‘Seria uma vitória para o turismo e para os negócios também. Nós temos interesse em vender produtos que o Peru não tem como peixe, carne, óleo de soja, arroz, muitos produtos de Rondônia que ele precisa. Por outro lado o Peru tem produtos que Rondônia pode consumir como pescados marinhos, vinhos, frutas e legumes muito apreciados. Estamos diante de uma missão que trará frutos fantásticos para todos os setores da economia do Estado de Rondônia’’, considera.

Comments
Carregando comentários...