Publicidade

Publicidade

1º Fórum Integrado de Prevenção Humanização e Diversidade é realizado em Porto Velho

0
Real Turismo

Teve início nesta segunda-feira (3) o 1º Fórum Integrado de Prevenção Humanização e Diversidade com abordagem multidisciplinar. O evento acontece no Rondon Palace Hotel em Porto Velho até as 18h e conta com a parceria da Casa Família Roseta e de ONGs. O Fórum é direcionado aos funcionários da saúde, das casas terapêuticas, acadêmicos da saúde.

A coordenadora Epidemiológica HIV/Aids no estado, a enfermeira Gilmarina Araújo, destacou a importância da meta 90/90/90 que consiste em ter, até 2020, 90% das pessoas com HIV devidamente diagnosticadas e realizando tratamento com antirretrovirais e deste grupo 90% com carga viral indetectável.

A diretora geral da Casa Família Rosetta, Giusi Fulco, disse que o Fórum Integrado de Prevenção Humanização e Diversidade foi criado devido às necessidades que as comunidades terapêuticas tem de estreitar os laços com as instituições públicas, visando parcerias mais acolhedoras e eficientes no resultado final junto ao paciente.

A agente de saúde da ONG Transformação de Porto Velho, Karen de Oliveira Diogo, falou sobre os 30 anos da Aids, onde a população LGBT era discriminada mais que nos dias de hoje. Karen também ressaltou a importância do atendimento nas unidades de saúde, para evitar o retrocesso da não adesão e a proliferação do clube do carimbo, onde pessoas portadoras do vírus HIV não são acolhidas ao buscar tratamento e saem proliferando a doença para se vingar, “precisamos discutir essas questões”, afirmou.

A diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Maria Arlete da Gama Baldez, disse que as unidades de saúde de Rondônia oferece a população testes rápidos e preservativos e destacou que os números referentes aos casos de HIV/Aids em Rondônia não são bons e citou aumento no número de casos na faixa etária acima dos 49 anos e citou a importância da parceria com as ONGs.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais