Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
12
ago
2020

Agricultor do Vale do Jamari, RO, relata queda em produtividade da soja

A oscilação no clima causou uma queda na produtividade da safra 2015/2016 em lavouras de soja no Vale do Jamari de Rondônia. A colheita, que está próxima de encerrar neste ano, enfrentou diversos problemas para tentar chegar às metas estipuladas. Na propriedade do agricultor Fernando de Carlos Dias, em Cujubim (RO), a estiagem influenciou diretamente na colheita, que deve ter uma queda de até 25% referente à safra anterior.

Apesar disto, o agricultor comenta que o cenário da soja continua animador no estado. “A lavoura aqui no estado é favorável, dá para se acreditar na produção. O que aconteceu pode acontecer em qualquer região produtora, mas acho que irá passar e continuaremos investindo para melhorar no próximo ano”, explica.

Conforme Fernando Dias, com a abertura da área foram cultivados por dois anos a safra de arroz como uma forma de preparar o solo e agora, o ciclo na propriedade está sendo remanejado. Neste ano, foram 2.100 hectares de soja e 835 hectares de arroz. Na próxima safra devem ser cultivados 2.935 hectares de soja.

Segundo o produtor, Fábio de Carlos, devido aos problemas com a estiagem a safra desta temporada está sendo finalizada. “Tivemos que fazer o replantio da soja, com isso, os custos aumentaram um pouco. Mas acreditamos que na próxima safra seja melhor, tendo em vista que o ocorrido este ano foi algo atípico. Agora é dar segmento no trabalho”, comenta.

O fator climático influenciou em algumas regiões de cultivo. Muitos agricultores foram pegos de surpresa com a instabilidade do tempo. Outro fator que também influencia na queda foi a alta do dólar, que aumentou os custos. “Por conta da estiagem, a safra chegou a ser afetada no início do plantio e no final da colheita. Outro fator que influenciou na alta dos custos ao produtor foi a alta do dólar, o que aumentou os valores dos insumos”, explicou o engenheiro agrônomo Eduardo Brunoro.

Notícias Relacionadas