Publicidade

Real Turismo

Agricultor do Vale do Jamari, RO, relata queda em produtividade da soja

Real Turismo

A oscilação no clima causou uma queda na produtividade da safra 2015/2016 em lavouras de soja no Vale do Jamari de Rondônia. A colheita, que está próxima de encerrar neste ano, enfrentou diversos problemas para tentar chegar às metas estipuladas. Na propriedade do agricultor Fernando de Carlos Dias, em Cujubim (RO), a estiagem influenciou diretamente na colheita, que deve ter uma queda de até 25% referente à safra anterior.

Apesar disto, o agricultor comenta que o cenário da soja continua animador no estado. “A lavoura aqui no estado é favorável, dá para se acreditar na produção. O que aconteceu pode acontecer em qualquer região produtora, mas acho que irá passar e continuaremos investindo para melhorar no próximo ano”, explica.

Conforme Fernando Dias, com a abertura da área foram cultivados por dois anos a safra de arroz como uma forma de preparar o solo e agora, o ciclo na propriedade está sendo remanejado. Neste ano, foram 2.100 hectares de soja e 835 hectares de arroz. Na próxima safra devem ser cultivados 2.935 hectares de soja.

Segundo o produtor, Fábio de Carlos, devido aos problemas com a estiagem a safra desta temporada está sendo finalizada. “Tivemos que fazer o replantio da soja, com isso, os custos aumentaram um pouco. Mas acreditamos que na próxima safra seja melhor, tendo em vista que o ocorrido este ano foi algo atípico. Agora é dar segmento no trabalho”, comenta.

O fator climático influenciou em algumas regiões de cultivo. Muitos agricultores foram pegos de surpresa com a instabilidade do tempo. Outro fator que também influencia na queda foi a alta do dólar, que aumentou os custos. “Por conta da estiagem, a safra chegou a ser afetada no início do plantio e no final da colheita. Outro fator que influenciou na alta dos custos ao produtor foi a alta do dólar, o que aumentou os valores dos insumos”, explicou o engenheiro agrônomo Eduardo Brunoro.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais