Publicidade

Publicidade

Agricultores de Rondônia são beneficiados com a entrega de calcário

0
Real Turismo

O Governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), com uma ação forte, voltada para atender a agricultura familiar com aquisição e entrega de calcário dolomítico para aumentar a produção e, automaticamente, a renda da família, desenvolveu duas ações simultâneas para o calcário chegar até as propriedades rurais, os programas Pró-Leite e Mais Calcário.

PRÓ-LEITE

Este anos já foram entregues 3.516 toneladas de calcário para 134 famílias de agricultores. De acordo o secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, o produto já foi distribuído para vários municípios do Estado. “Pelo programa, o agricultor faz a aquisição do produto e a Seagri realiza o transporte gratuito aos municípios”, explica.

A previsão, segundo a Seagri, e que até o próximo ano cerca 300 produtores recebam o calcário.

As cidades beneficiadas pelo Pró-Leite, até o momento, são: Urupá, distrito de São Domingos – Costa Marque, Corumbiara, distrito de Rondominas – Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Jaru, Pimenteiras, Cujubim, Vilhena, Mirante da Serra, Vale do Anari, São Francisco, Seringueiras, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste e Machadinho do Oeste.

MAIS CALCÁRIO

O calcário melhora a produção dos agricultores, no crescimento e fortalecimento, onde o cálcio e magnésio estão presente e são indispensáveis na nutrição do plantio.

A Seagri comprou 65 mil toneladas do produto, 24 mil toneladas já foram entregues, contemplando 9.600 agricultores, ainda tem disponível 41 mil toneladas para beneficiar 16.400 produtores rurais.

Pelo Mais Calcário, a Seagri compra o insumo e conta com o apoio das prefeituras para o transporte até a base final.

“Estamos trabalhando para que a nossa agricultura continue nascendo saudável e que os produtores tenham mais lucratividade com suas lavouras. Vamos investir cada vez mais. Com os dois programas que temos, Mais Calcário e o Pró Leite, ajudamos no desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da plantação”, acrescentou Evandro Padovani.

Os municípios beneficiados pelo Mais Calcário são: Theobroma, Vilhena, Pimenta Bueno, Chupinguaia e Colorado do Oeste.

O responsável pelas entregas do calcário em Rondônia, José Carlos Cidade, disse que a previsão e que, nos próximos dias, mais 5 mil toneladas sejam entregues.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais