Publicidade

Aluno de Rondônia é convidado a integrar delegação brasileira em evento na Argentina

0
Real Turismo

O projeto científico do estudante Gabriel dos Santos Mota, 18, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia do distrito de Jaci-Paraná (CTPM-III) e do Centro de Ciência e Tecnologia de Nova Mutum Paraná, conquistou o terceiro lugar no Expo Nacional Milset Brasil, realizado em Fortaleza (CE), em maio último, e obteve o credenciamento para participar como integrante da Delegação Oficial do Brasil, no AMLET (Milset América Latina) que acontecerá de 2 a 6 de novembro de 2020 em Santa Rosa (La Pampa), Argentina.

Mota construiu um sensor inovador e de baixo custo para detecção de vazamento de gás que dispara alarme a partir da detecção de vazamento de gás GLP, com alcance do som de até 12 metros e duração de 10 segundos, acende uma lâmpada LED vermelha e aciona uma válvula para travar o botijão de gás.

Além de GLP, o equipamento criado por Gabriel detecta também a presença de outros gases, como propano, metano e hidrogênio. No caso de vazamento de gás, o sensor vai enviar uma mensagem pela internet para o dono da casa, que assim fica sabendo do problema em tempo real.

Gabriel foi selecionado para expor o trabalho depois de se destacar entre cerca de 100 projetos e conquistar o primeiro lugar na edição 2018 da Feira de Rondônia Científica e de Inovação Tecnológica (Ferocit), promovida pelo governo de Rondônia, na categoria Ensino Médio.

O estudante, no projeto, foi acompanhado da sua Orientadora e Coordenadora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) de Nova Mutum Paraná, professora Ailnete Mário do Nascimento.

Inaugurado em novembro de 2018, o CCT funciona sob a coordenação pedagógica do Colégio Tiradentes da Polícia Militar II, gerido pela Secretaria da Educação de Rondônia, e é fruto de parceria com a Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Gabriel sonha em fazer curso técnico de Mecatrônica e depois curso superior na mesma área.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais