Publicidade

Publicidade

ANEEL reduz em 7,46% a tarifa de energia em Rondônia

Colegiado da agência aprovou por unanimidade parecer elaborado pela diretoria, atendendo reivindicação dos consumidores rondonienses

0
Real Turismo

A Agência de Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou nesta terça-feira, (26/03), uma redução média de 7,46% na tarifa de energia elétrica de Rondônia. Essa redução é resultado da mobilização da bancada federal de Rondônia, dos órgãos de defesa do consumidor e da população do Estado, que não aceitaram o aumento excessivo de até 27% concedido em dezembro do ano passado pela autarquia.

O relator da revisão tarifária, Efraim Cruz, diretor da Aneel, explicou que a revisão foi fundamentada em critérios técnicos, mas reconheceu o trabalho político da bancada federal, especialmente do senador Acir Gurgacz (PDT) e do coordenador da bancada, deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB), que cobravam quase que diariamente uma solução para o impasse.

“A gente teve uma atuação muito forte da bancada federal, cobrando uma redução na tarifa. Vou dar um exemplo: hoje mesmo o senador Acir me ligou cedo para saber do nosso parecer e essa ligação era quase que diária. Entretanto, o grande ponto foi a construção de uma solução técnica, usando critérios técnicos e estruturais que permitiram uma redução da ordem de 7,46% na tarifa de Rondônia e de 3,24% na tarifa nacional”, explica Efraim.

O senador Acir Gurgacz considera que essa redução ainda é pequena, diante do aumento abusivo concedido em dezembro do ano passado, que foi de 25% na tarifa domiciliar a 27% na industrial e comercial. “Nós fizemos um trabalho grande junto a Aneel e conseguimos essa redução, que parece pequena, mas já é uma grande vitória para os consumidores rondonienses, para as famílias e para o fortalecimento de toda nossa economia”, observa Gurgacz.

O senador destaca que a energia elétrica representa até 10% do custo de produção nas pequenas e médias empresas, e que essa redução na conta de energia, além de aliviar o bolso do trabalhador e das famílias, traz um ganho de competitividade real para as empresas rondonienses, já que agora a tarifa ficará mais próxima da média nacional.

por Assessoria
da Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais