Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
06
abr
2020

Após dois meses, Central de Transplantes de RO normaliza atendimentos

Coleta de exames haviam sido suspensas em dezembro de 2019. Cirurgias de transplante hepático devem começar a ser realizadas em RO ainda este ano, segundo a Sesau.

Os atendimentos da Central de Transplantes de Rondônia retornaram na última quinta-feira (20) após aproximadamente dois meses com coleta de exames suspensa.

A central, que atende transplantados e doadores, interrompeu a coleta em dezembro de 2019 após a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) descobrir irregularidades nos procedimentos. Na época os pacientes denunciaram a falta de atendimento.

“Agora é rezarmos para que as pessoas tenham o ato de amor de doar. E que Rondônia continue fazendo transplantes para que os sonhos se tornem reais”, disse Sérgio Justiniano, de 21 anos.

O secretário Fernando Máximo explicou que a paralisação nas atividades se deu para que fosse corrigido um processo, e acrescentou que novos tipos de transplantes devem passar a ser realizados no estado.

“Após uma breve pausa, para corrigir um processo que poderia dar problemas mais para frente, estamos retomando as atividades. Em 2019 fizemos cerca de 70% a mais de transplantes que em 2018 e esse ano queremos fazer mais do que em 2019. A equipe de transplante hepático está inteiramente empenhada para que a gente tente fazer ainda em 2020 o primeiro transplante hepático da história do estado”, disse.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas