Publicidade

Campanha Dengue_novembro_desktop

Assembleia Legislativa de RO lança bandeira escolhida em concurso

Alunos de escolas estaduais que participaram de concurso de redação da casa também foram premiados. Atividades fazem parte das comemorações de 36 anos da Constituição Estadual.

0
Real Turismo

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) lançou oficialmente a bandeira da casa em uma cerimônia na manhã desta quinta-feira (14). A sessão solene realizada no edifício-sede, em Porto Velho, contou com a presença de deputados e autoridades dos poderes executivo e judiciário.

Alunos de escolas estaduais de vários municípios do estado participaram da sessão, que também premiou os vencedores de um concurso de redação promovido pelo legislativo.

Os concursos foram propostos pelo deputado Ismael Crispim (PSB). O parlamentar também presidiu a comissão que organizou as comemorações de 36 anos da Constituição Estadual.

No concurso de redação, foram 83 inscritos na categoria ensino fundamental e 100 inscritos na de ensino médio. Os três primeiros lugares de cada categoria receberem prêmios em dinheiro.

Para a escolha da bandeira, foram 125 trabalhos com inscrição homologada. Os materiais foram analisados por comissões técnicas com base em edital divulgado previamente. Entre os requisitos estava o uso das cores da bandeira de Rondônia.

O criador da bandeira escolhida para representar o legislativo rondoniense é o designer Valdiele Aparecido Martins Dutra. Ao G1, ele explicou as referências que usou na produção do novo símbolo da Assembleia.

“É uma homenagem a nossa natureza, aos nossos elementos naturais. As cores são todas do meio ambiente. O verde da floresta, o amarelo dos recursos minerais, o azul representa nossas águas e o céu e o branco representa um papel em branco, que é nosso futuro”, contou.

Presidente da casa, Laerte Gomes (PSDB) destacou a aproximação da população com o Poder Legislativo do Estado causada pelos concursos de redação e escolha da bandeira.

“Nós fizemos uma grande programação comemorando os 36 anos da Constituição Estadual. A gente fez com que os jovens alunos se interessassem pelo Poder Legislativo, conhecendo a Constituição, o parlamento tanto estadual como federal”, disse.

Laerte Gomes avaliou positivamente os resultados alcançados e defende a continuidade do projeto com novos concursos envolvendo estudantes nos próximos anos. “A ideia é todo ano fazermos esse processo de redação envolvendo os alunos, cada ano com um tema diferente. Ficou essa responsabilidade do parlamento de estar mais próximo dos jovens”.

O deputado Ismael Crispim, presidente da comissão que organizou as comemorações do aniversário da Constituição e os concursos, defendeu a aproximação da população do trabalho dos parlamentares.

“O [número] 36 talvez não pegasse tão bonito, mas a ideia era não tardar em chamar nossa comunidade pra uma discussão cívica, do conhecimento dos poderes. Em especial no momento em que estamos vivendo, a comunidade precisa conhecer, de verdade, as atribuições do Poder Legislativo através da educação, dos alunos”, reforçou.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais