Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
08
ago
2020

Banco de leite materno segue funcionando em Porto Velho durante pandemia; veja como doar

No início da pandemia do novo coronavírus em Rondônia as doações caíram no Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLH), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, mesmo com importante aumento das doações em julho a campanha continua para garantir os estoques.

O leite doado é oferecido aos bebês prematuros e doentes que estão internados ou impossibilitados de mamar nas mães. Nesses casos, a doação é necessária pois o leite materno tem todos os nutrientes para alimentar e hidratar as crianças, principalmente nos primeiros seis meses de vida.

Segundo o Banco de Leite Santa Ágata, as mulheres que quiserem doar devem ligar para o número (69) 3216-5715 e falar do interesse em se voluntariar.

Elas receberão as orientações referentes ao exames que devem ser feitos para atestar que o leite é saudável, serão direcionadas para o cadastro e quando a solicitação de coleta for efetuada as mulheres recebem o kit com touca, máscara e frasco estéril para a doação.

Ainda conforme a instituição, a doadora não precisa ir ao Banco Santa Ágata para entregar o leite, pois servidoras vão até as casas para garantir o isolamento social das mulheres.

“A coleta é feita pelas próprias nutrizes em suas residências, e a equipe do BLH passa para pegar. A mudança é que a servidora precisa ir aos domicílios com máscara, touca e luva para evitar contaminação. As luvas são trocadas a cada domicílio e as máscaras também, dentro do tempo correto de uso”, informa o Banco de Leite.

Acrescentando que as doadoras já utilizavam, antes da pandemia da Covid-19, máscaras e toucas para fazer a coleta de leite, e assim evitar qualquer contaminação no alimento.

Por que o leite materno faz tão bem para o bebê?

Nas primeiras semanas de vida, ele protege a criança de infecções intestinais, gases e prisão de ventre, além de auxiliar na digestão. O leite materno também ajuda o bebê a desenvolver seu sistema imunológico e se armar contra alergias.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas