Publicidade

Publicidade

Cacoal terá novo prédio do Judiciário inaugurado no dia 12

O Fórum recebe o nome do desembargador Aldo Castanheira, um dos fundadores do Poder no Estado

0
Real Turismo

Priorizando a melhoria e a ampliação do atendimento à sociedade, o Poder Judiciário do Estado inaugura no próximo dia 12 o novo Fórum da Comarca de Cacoal. Localizado na avenida Cuiabá, região central da cidade, vai facilitar o acesso e levar mais conforto aos usuários, servidores e magistrados. Depois do Fórum Edelçon Inocêncio, entregue à população de Ariquemes em agosto, este será o segundo prédio inaugurado pelo judiciário neste ano, em cumprimento à missão institucional de oferecer efetivo acesso à justiça.

O novo prédio da comarca de Cacoal dispõe de uma área construída de aproximadamente 6.500 m², dividida em quatro blocos interligados, que vão abrigar 4 Varas Cíveis, 2 Varas Criminais, o Juizado Especial, o Centro de Conciliação (Cejusc), o Núcleo Psicossocial, a administração e a contadoria.

Atendendo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a estrutura é adequada para apoio ao júri, com sala secreta, banheiros, sala de testemunhas, sala de apoio ao juiz. Na área do subsolo, haverá celas, contenção, sala de guarda e ambiente para guarda de arquivos.

Além de acolher a atual estrutura do Judiciário, o novo edifício prevê ampliação do atendimento, com a criação de sala para juiz substituto na Vara extra que será instalada, com ambientes dispostos para futura utilização da Central de Processos Eletrônicos (CPE) e com instalação de vara (padrão Juizado Especial).

 

Segurança

Atendendo aos critérios de segurança, a edificação dispõe de equipamentos específicos para a prevenção e combate a incêndio e pânico (PPCI), devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros.  No dia 13 de novembro de 2019 saiu o AVCIP, documento que atesta que a edificação está apta e segura para a sua devida finalidade. A vistoria do Corpo de Bombeiros verificou que todos os itens do prédio atenderam plenamente ao projeto aprovado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA) do TJRO.

O Fórum de Cacoal pertence à 4ª Seção Judiciária e atende a circunscrição do município de Ministro Andreazza e do distrito de Riozinho.

Homenagem

O Fórum de Cacoal passará a se chamar Desembargador Aldo Alberto Castanheira, em homenagem ao ex-presidente do TJRO, que faleceu em 2013. Aldo Alberto Castanheira Silva assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia em 9 de março de 1982, e foi um dos desembargadores responsáveis pela instalação do Poder Judiciário rondoniense, os chamados Sete Samurais da Justiça, pelo empenho que empreenderam na jornada. O magistrado ficou marcado nos assentos da Instituição pela bravura e dedicação à Justiça. Aposentou-se em 30 de abril de 1991.

da Assessoria de Comunicação Institucional

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais