Objeto Moveis _ 970×90

Calistenia, esporte que une força física e flexibilidade, chega à Porto Velho

Real Turismo

A calistenia, uma modalidade física que une exercícios de força física e flexibilidade, está crescendo em Porto Velho. Trazida para a capital pelo professor Kayron Lavoyer, de Cuiabá, muitos têm conhecido e aderido a prática, já que é um esporte livre e quase sem restrições.

A prática une exercícios e movimentos musculares para desenvolver a força física e a flexibilidade, usando apenas o peso do próprio corpo durante os movimentos. Kayron Lavoyer ressalta os benefícios da modalidade.

O ESPORTE

Publicidade

Publicidade

O esporte surgiu na França, praticado por militares como treino de condicionamento físico. Dentre os benefícios da prática estão o condicionamento e o auxílio no emagrecimento. Os exercícios são realizados somente com o peso do próprio corpo do praticante com o auxílio de bastões e barras fixas.

Os movimentos iniciais do esporte são definidos em flexões e barras que vão aumentando de complexidade conforme o aluno vai evoluindo. Flexões são ideais para a construção de músculos no peito, ombros e tríceps, além de auxiliar a adquirir estabilidade e resistência muscular. Os exercícios feitos na barra exigem condicionamento das costas, bíceps e aderência, e são um teste de força dos membros superiores.

– Usamos o peso do corpo para a prática dos exercícios, por isso é um esporte que pode ser praticado por todas as idades. O foco é na preparação física, assemelhando-se a ginástica olímpica, trabalhando o ganho de massa magra e a definição dos músculos.

02

O PROFISSIONAL

Kayron Lavoyer conheceu a calistenia enquanto cursava faculdade de Educação Física e praticava crossfit. Depois ele se especializou na calistenia e uniu as duas modalidades.

O professor acompanha um grupo de 25 atletas que praticam o esporte de segunda à sexta-feira, durante uma hora por dia.

Trabalhando a área funcional do esporte, o professor Kayron explica que o fácil acesso é o que faz a prática crescer. Quem busca a calistenia já passou por diversas modalidades, e se interessou pelo esporte, que oferece bastante liberdade ao praticante.

– Diferente do que vivemos em uma academia, a prática da calistenia é muito livre o que desperta interesse na maioria das pessoas. Unindo a prática desse esporte com outras modalidades, os resultados serão satisfatórios para quem busca qualidade de vida e condicionamento físico, assim como a prática apenas da calistenia é suficiente para manutenção da saúde.

As principais características do esporte, segundo o professor, estão listadas abaixo:

Resistência

Os praticantes da calistenia adquirem a capacidade de realizar exercícios por um longo tempo e podem se manter vários minutos fazendo trabalho de força e explosão. Com alguns anos de prática é possível realizar movimentos de alta intensidade de força mantendo-se suspenso.

Força
A calistenia é baseada em treinar com o peso do próprio corpo. Os programas exigem exercícios de força pura como barras, apoios, agachamentos e saltos. Todos esses treinamentos demandam uma resposta física do organismo, pois exigem um aumento de massa magra.

Do contrário, o corpo não aguentará a demanda provocada pelo treino. Entretanto, o professor explica que o organismo tende a responder rapidamente aos exercícios, se praticado diariamente, tendo um aumento da hipertrofia muscular.

Potência

São movimentos de alta intensidade ou a força máxima combinada com a velocidade e a capacidade de fazer um exercício difícil repetidamente. Os calistênicos precisam disso para movimentos de maior dificuldade.

Flexibilidade

Os exercícios visam desenvolver também o movimento das articulações e a flexibilidade muscular, usando a força e a resistência adquirida com a regularidade nos treinamentos. Os movimentos também buscam o ganho máximo das valências físicas, resistência, força, flexibilidade, explosão, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão em busca de uma boa performance física.

Comentários estão fechados.