Publicidade

Publicidade

Publicidade

Campanha Integrada Outubro Rosa também trata sobre prevenção à sífilis

0
Real Turismo

Na próxima segunda-feira (14) será oficialmente lançada a Campanha Outubro Rosa, nas escadarias do edifício Pacaás Novos, do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A solenidade contará com a presença do governador Marcos Rocha, da primeira dama e secretária de Ação Social, Luana Rocha e demais autoridades.

Segundo a diretora geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Ana Flora Camargo Gehardt, no último dia 5, a Agevisa junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), fez a abertura da campanha, e as ações de prevenção já estão planejadas para todo o mês, com a distribuição de material e medicamentos para todos os municípios.

“Estamos tratando não só do câncer de mama, com a campanha do Outubro Rosa, mas agora também incluindo a prevenção ao câncer de colo de útero e sífilis. É importante que as mulheres procurem as unidades de saúde, além de prevenir a sífilis com o uso do preservativo. Mas é bom que saibam que tem cura, tem tratamento, e nós temos medicamento para isso. Os parceiros também devem acompanhar as mulheres e fazer o tratamento para que o problema não volte a ocorrer”.

A coordenadora estadual de Sífilis, Estela Maris, diz que há 39 notificações de novos casos este ano em Rondônia, sendo 33 na capital. “Estamos preocupados com os casos de sífilis congênita, que é quando a mãe passa para o filho durante a gestação. Portanto ressaltamos a importância do pré-natal, e sempre com o parceiro acompanhando para que o casal receba a medicação e faça corretamente o tratamento”, diz Estela.

AÇÃO

A campanha integrada conta com a participação Agevisa, Sesau, Seas e do Hospital do Amor, que estará disponibilizando a Carreta do Amor para atender à população do Residencial Orgulho do Madeira, Zona Leste da cidade, durante toda a tarde de segunda e terça-feira (15).

No local, serão realizados os testes rápidos de DST/Aids, sífilis e hepatites virais, assim como o preventivo e mamografia na carreta do Hospital do Amor.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais