Publicidade

Publicidade

Publicidade

AS CASSANDRAS, A BOATARIA E O CRESCIMENTO REAL DO ESTADO

0
Real Turismo

Mesmo com toda a boataria, com as cassandras, com toda a torcida contra,

Rondônia terá,boas notícias no final de ano. Ao menos para a economia, que é importante, num contexto em que, para uma multidão de cultuadores do fim do mundo, estaríamos é muito perto de implodir antes que o 2015 chegasse. Pois isso não vai acontecer! Mesmo com todas as dificuldades, com toda a depressão causada pelas várias operações que atingiram várias importantes; mesmo com previsões muito ruins da economia nacional, ainda temos chance de ficar num patamar em torno de três vezes do percentual do “pibinho” nacional. Rondônia pode fechar o ano com pelo menos 3,5% de crescimento. Para 2015 e 2016 os augúrios já não são tão otimistas, já que preveem menos de 2% de crescimento, mas, mesmo assim, ainda estaremos muito bem num contexto em que as previsões nacionais podem ser até de PIB negativo, se o quadro não mudar, é claro. Afora isso, nesta semana, serão injetados algo em torno de 250 milhões de reais na economia, com o pagamento dos salários e 13º do Governo, da Assembleia e das Prefeituras Municipais e dos demais servidores dos demais poderes e fecharemos 2014 com dinheiro no bolso.

Claro que as coisas poderiam  ter sido bem melhores, caso a economia nacional não estivesse num mau momento; se o agronegócio não vivesse sob o jugo de pressões alarmistas dos defensores das causas ambientais (embora, às vezes, os ambientalistas tenham razão, mesmo!) e Rondônia não tivesse estado no centro do furacão de tantas denúncias e operações contra a corrupção. Mas ainda estamos crescendo e temos boas perspectivas. Claro que só com otimismo não se anda para a frente, mas temos que reconhecer que o derrotismo chegou às raias do exagero, por essas bandas…

CORREÇÃO DE RUMO

Basta algumas correções de rumos e um governo insuspeito quer funcione, sem sobressaltos; basta a questão ambiental ser tratada com seriedade e não com partidarismo e ideologia, que podemos ir muito mais longe. Rondônia pode se destacar também positivamente em nível nacional. E já estamos fazendo isso, com o sétimo rebanho bovino do país; crescimento impressionante nas exportações de carne e com o agronegócio, no geral, com números surpreendentes.É com esse pacote positivo que podemos fechar bem o ano…

EXPECTATIVA

A quarta-feira está sendo aguardada com grande expectativa. Para esta data, está programada a diplomação dos eleitos em outubro e novembro. O caso do deputado eleito Lúcio Mosquini é atípico. Ainda que com prisão preventiva em curso, ele será diplomado e passará a ter foro privilegiado. Não havia, ao menos até o final de semana, qualquer informação de que algum eleito correria o risco de não receber seu diploma. A solenidade será na quarta, a partir das 17 horas, no auditório da UNOPAR.

OLHA A PF AÍ, GENTE!

Mais uma grande operação da Polícia Federal, com a participação de mais de 120 homens, ocorreu no Estado, obviamente com repercussão muito menor do que as que envolvem prisões de personalidades conhecidas. Dessa vez, ela foi realizada para combater crimes ambientais. Mais de duas dezenas de madeireiras foram fechadas, várias pessoas foram presas; sequestrados, por decisão judicial, mais de sete milhões de reais e cumpridos vários mandados de busca e apreensão. A PF não larga Rondônia. E Rondônia faz de tudo para que a PF continue por aqui…

 PARCERIA DA SANTO ANTÔNIO

Toda a semana, há alguma ação, parceria ou investimento especial do consórcio da Santo Antonio Energia, beneficiando comunidades de Porto velho, distritos e de toda a região. Integrada à coletividade, o consórcio que comanda o complexo da hidrelétrica tem realizado trabalhos sociais de grande importância; melhorado muito a qualidade de vida de milhares de pessoas; batalhado pela preservação ambiental e apoiado a cultura e as artes. Veio para ficar, porque já é considerada parceira vital para toda a coletividade…

REDE SOCIAL E VIDA REAL

As redes sociais, claro, já influenciam muito. Mas é sempre bom ficar com o pé atrás. Não só pelas idiotices e informações falsas que transmite, mas também porque, além de fazerem barulho e espalharem bobagens, muitas vezes nada tem a ver com a vida real. Mais um exemplo disso: no face book e watts app, centenas de mensagens sentavam o cacete na decoração de Natal feita pela Prefeitura da Capital. Que, aliás, é ruim mesmo. Mas quando a mídia foi para as ruas ouvir o povão, o que se ouviu foi que muita gente apoiou. Esse apoio, é claro, nunca apareceu nas redes sociais. Só as críticas…

TENTÁCULOS DA LEI

Enquanto isso, em Gotham City: empresários corruptores foram denunciados  e alguns correm o risco de pegarem até 100 anos de condenação, por envolvimento na roubalheira desvairada da Petrobras. Onde, segundo o procurador geral da República, Rodrigo Janot, se criou uma verdadeira Escola do Crime. Não está faltando nada? Pois é. Até agora, nenhuma denúncia contra algo de torno de 80 políticos envolvidos até o ralo nas falcatruas. Espera-se que eles também sejam atingidos, o mais breve possível, pelos tentáculos da lei…

PERGUNTINHA

Alguém aí vai sentir falta, nesse domingo, de jogos do pífio e insípido Campeonato Brasileiro de Futebol, que encerrou há uma semana?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais