Publicidade

Publicidade

Publicidade

Cerca de 19 mil criadores de suínos, ovinos e caprinos devem atualizar cadastros de rebanhos na Idaron

0
Real Turismo

Cerca de 19 mil criadores de suínos, ovinos e caprinos, em todo o estado, devem atualizar o cadastro do rebanho junto a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). Segundo Walter Oliveira Cartaxo, diretor técnico da Agência, são produtores que, ao cadastrar bovinos e bubalinos, informaram que também criam outras espécies de animais. “Como já está cadastrado, esse criador vai apenas atualizar o número do rebanho”, salientou.

A iniciativa faz parte da campanha de cadastramento obrigatório de ovinos, suíno e caprinos, lançada neste mês de agosto. O objetivo é identificar todas as propriedades que criam esses tipos de animais e saber qual o tamanho do rebanho no estado. A medida faz parte da estratégia para o controle de doenças após a suspensão da vacina contra a febre aftosa.

“Criadores que ainda não cadastraram seus rebanhos, também devem procurar a unidade mais próxima da Idaron para cadastrar esses tipos de criação”, salienta Walter Oliveira, acrescentando que a medida é condição prévia indispensável para emissão de Guia de Transporte Animal (GTA). “Mas o principal objetivo é ajudar no controle da Febre Aftosa, uma vez que esses animais também são suscetíveis a essa doença. Por isso é de extrema importância que o produtor cadastre seu rebanho, independentemente se vai precisar emitir GTA ou não”, alerta Walter O liveira.

A obrigatoriedade do cadastro iniciou neste 1º de agosto, mas, no trabalho de cadastro do rebanho bovino, a Idaron também já realiza o cadastro de suínos, ovinos e caprinos. “Cerca de 19 mil propriedades já foram cadastradas como produtoras desses tipos de rebanho, são esses criadores que precisam apenas atualizar o cadastro”.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais