Publicidade

CNH Digital agora pode ser gerada pelo aplicativo, sem ir ao Detran

0
Real Turismo

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) agora pode ser gerada remotamente, por meio do app para celulares e tablets, sem a necessidade de ir ao Detran ou de obter o certificado digital. A autenticação pode ser realizada toda via aplicativo, com o uso de reconhecimento facial. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério das Cidades junto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Antes disso, o motorista precisava comparecer ao Detranonde a CNH foi emitida para confirmar alguns dados pessoais (caso não possuísse o certificado digital).

A carteira em formato digital segue válida apenas para documentos emitidos a partir de maio de 2017. Para usar o novo recurso, o usuário precisa ter a CNH com QR Code impresso no verso do documento e fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível de forma gratuita na Google Play, para Android, e App Store, para iPhone (iOS). Mais de 26 milhões de brasileiros já contam com a carteira com o código de barras bidimensional.

Segundo o Ministério, a necessidade de atendimento presencial limitava a adoção do documento digital. A expectativa é que a procura seja maior, já que o usuário pode usar o app para ler o código QR da carteira física e realizar uma etapa de validação biométrica diretamente pelo aparelho, por meio da câmera do telefone.

Após a validação, o usuário deve informar o número de telefone celular e definir uma senha de quatro dígitos para ativar a CNH Digital. O código será solicitado sempre ao acessar o documento no aplicativo, com ou sem Internet disponível.

CRLV Digital

Além da CNH, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito poderá carregar também uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). No entanto, ao contrário da carteira de habilitação, ainda são poucos os estados que aderiram ao documento digitalizado de veículo. Por enquanto, o CRLV Digital está disponível no Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rondônia. A lista atualizada de adoção do CRLV Digital está disponível no site do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/carteiradigital/adesoes).

O processo envolve uma prova de vida para garantir a segurança da identificação. No momento da autenticação biométrica, o usuário deve fazer certos movimentos para a câmera, impedindo que o mecanismo possa ser fraudado com fotografias.

por Paulo Alves
da Tech tudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais