Publicidade

Comitivas de 10 países participarão da 7ª edição da Rondônia Rural Show

0
Real Turismo

Faltando poucos dias para o lançamento oficial da 7ª Rondônia Rural Show, os detalhes para o maior evento do agronegócio do Estado começam a despontar. Para a realização do evento, a Superintendência de Desenvolvimento e de Infraestrutura de Rondônia (Sedi) disponibilizou a estrutura que vai abrigar negociadores e o público que visitar a Feira. Denominado Espaço Empresarial e Internacional, a área possui 800 m², para instalação de 35 estandes e estrutura climatizada, visando facilitar a efetivação de bons negócios. E atraídos pela perspectiva de bons negócios, representantes de 10 países desembarcarão em Ji-Paraná para conhecer produtos, serviços e boas práticas da efetivação de projetos e programas de governo que fazem com que Rondônia desponte positivamente no cenário econômico nacional.

Víctor Hugo Rondón veio do Peru especialmente para o evento. Esta é a terceira vez que ele participa da Feira, como representante do Ministério do Comércio Exterior do Peru no Brasil e seu empenho, este ano, se dará em aproximar empresários peruanos de Rondônia. “O objetivo é enxergar negócios, além de conhecer fornecedores, como rede de supermercados e distribuidores de alimentos”, diz. Existem cidades do Peru, como Arequipa, Porto Maldonado e Cusco, que de acordo com Rondón, carecem de alimentos que podem ser exportados por Rondônia.

Otimista, ele lembra que foi por meio de eventos como o Rondônia Rural Show que teve início a negociação para a exportação de pescado de Ariquemes para Porto Maldonado, transação acompanhada, firmada e que hoje faz parte de uma atividade de rotina desenvolvida pela Sedi. “Rondônia está habilitada para exportar para o Peru, mas são feiras como esta que fortalecem o laço para se concretizar”, garante Rondón.

O evento também será oportunidade para avaliação de alguns produtos extraídos em Rondônia, como o café, por exemplo. Sunalini Menon, maior especialista em café do mundo, virá da Índia para avaliar o café robusta, produzido no Estado. “O evento é visto como um excelente momento por produtores rurais, porque é a chance de apresentarem seus produtos”, garante Alisângela Lima, gerente de Comércio Exterior da Sedi. Cafés de safras produzidas em Rondônia e premiados em feiras nacionais serão submetidos à degustação, no evento.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Representantes dos países que vão participar do Rondônia Rural Show também farão exposição do que estão produzindo. A Coréia, por exemplo, apresentará um equipamento agrícola e um sistema inovador de asfalto. Um trecho do Espaço Empresarial e Internacional será asfaltado para demonstração da tecnologia utilizada para a realização do serviço.

Países africanos como, Beni trará tecidos, produto de potencial comercialização no mercado africano e a Angola acenou interesse em produtos alimentícios como peixe e carne bovina.

A Bolívia, um maiores compradores de sementes e equipamentos agrícolas de Rondônia, também estará presente ao evento, para avaliar produtos e equipamentos que participarem da exposição.

O Equador demonstrou interesse em conhecer a produção do café e práticas de Governo, como agricultura familiar.

E o embaixador da Alemanha, Vorzimmer Botschafter visitará a comunidade Pomerana, em Espigão do Oeste, maior comunidade Pomerana da Amazônia Brasileira. Os pomeranos (em alemão: Pommern) fazem parte do povo alemão originário da Pomerânia, na região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia.

Este ano, o espaço do Rondônia Rural Show será composto por empresas locais, nacionais e internacionais, totalizando 35 empresas, além de comitivas internacionais de Cuba, Bolívia, Peru, Equador, Angola, Beni, Togo, Índia, Alemanha e Coréia. “Rondônia Rural Show já se consagrou como espaço para fechamento de inúmeros negócios e realmente é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da economia do Estado”, garante Geraldo Afonso, superintendente adjunto da Superintendência de Desenvolvimento e de Infraestrutura de Rondônia.

O evento será transmitido ao vivo por meio do canal Amazon Sat.

por Secom Governo
da Secom Governo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais