Publicidade

Publicidade

Publicidade

Corpo de Bombeiros recebe Auto Escada Magirus que alcança até 60 metros de altura

0
Real Turismo

O combate a possíveis incêndios em edifícios elevados ganhou reforço por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, com a aquisição de uma viatura Auto Escada Mecânica, apontada como equipamento elaborado no que há de mais moderno atualmente no que se refere a combate a incêndio vertical. O caminhão Iveco – Trakker 360 ES possui uma Auto Escada Mecânica Magirus com alcance para edifícios de até 20 andares foi entregue na segunda-feira, 14, à Corporação durante solenidade que contou com a presença do governador do Estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM, Demargli da Costa Farias.

Ao todo, conforme destacado pela Corporação, foram investidos R$ 6.519.493,62, pagos pelo Fundo Especial do Corpo de Bombeiros Militar (Funesbom). A escada é giratória (gira até 360º sobre seu eixo) e possui ponte de salvamento para atuação. A cesta de resgate removível (tipo elevador) tem capacidade para três pessoas, com comando de operação da escada e dispositivo para receber maca.

A nova Auto Escada Mecânica Magirus de combate a incêndios entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia possui grande relevância para o emprego operacional em ocorrências de combate a incêndio em edifícios, como também atua no resgate de vítimas presas em local elevado. A escada é de aço e alumínio, estabilizada hidraulicamente, com sustentação em quatro sapatas. O equipamento é usado no combate a incêndios em edifícios com alcance de no máximo de 60 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares.

Segundo definido pelo comandante do Corpo e Bombeiros, com o aumento da construção de edifícios elevados em Porto Velho, a aquisição representa um grande avanço no atendimento da Corporação à população, e faz parte do Plano Estratégico do Governo do Estado no eixo que trata da Modernização estrategicamente da Segurança Pública.

“Estamos entregando algo que realmente configura o compromisso e responsabilidade que essa Corporação tem com a população. O Corpo de Bombeiro adquire mais uma Auto Escada Mecânica Magirus que dará maior condições em caso de ser necessário sua utilização. Trabalhamos de forma preventiva comando o compromisso de cada bombeiro militar, aliado à tecnologia”, destacou o comandante antecipando que outro equipamento deste nível está chegando à Corporação.

O governador Marcos Rocha reforçou a importância do Corpo de Bombeiros adquirir a Auto Escada Mecânica Magirus, principalmente devido à construção de vários prédios na cidade, aumentando a necessidade da Corporação estar sempre em condições para atender a grandes possíveis ocorrências. “A Capital está ficando cada vez mais verticais (referindo-se ao vários prédios na cidade), sendo importante para o Corpo de Bombeiros que tenha os equipamentos necessários para que atenda essa demanda. Quero parabenizar o Corpo de Bombeiros por essa ação e dizer que essa tropa aqui é uma tropa respeitada pela população assim como a da Polícia Militar”, comentou o governador reforçando, inclusive, a importância do uso de tecnologia e da inteligência para que se consiga atender as demandas da sociedade.

Também conhecida pelo nome de escada Magirus, o novo equipamento é dotado de escada mecânica acionado por mecanismo hidráulico e controlado por sistema eletrônico, gerenciado por computador. É usado para operações de combate a incêndios e salvamento de vítimas em planos elevados, sendo dotado de bomba para formação de coluna d’água.

O atual equipamento desse porte já existente no Corpo de Bombeiro e utilizado há mais de 8 anos, possui altura máxima de alcance para 12 pavimentos estando na base do prédio, o que já não atende na totalidade a Porto Velho, uma vez que existem diversos edifícios na cidade com mais de 36 metros. Dessa forma, a Auto Escada Mecânica adquirida pelo Corpo de Bombeiros está no topo das mais modernas e sofisticadas viaturas de atuação vertical utilizada no mundo.

Conforme anunciado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, a Auto Escada Mecânica Magirus que chegou há pouco mais de 8 anos à Corporação, será enviada para a cidade Vilhena. A expectativa é de que ainda este ano mais uma Auto Escada Mecânica Magirus seja adquirida pelo Corpo de Bombeiros, com alcance de 45 metros, e reforçará as ações desenvolvidas no município de Ji-Paraná.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais