Publicidade

Publicidade

Crepad unifica ações com outros órgãos públicos para prevenir riscos no Carnaval

Real Turismo

O Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad), órgão da Superintendência Estadual de Políticas Sobre Drogas (Sepoad) anunciou sua atuação no período carnavalesco, no qual visará principalmente a conscientização de riscos, o caráter educativo e a cidadania.

“Atitudes proativas evitam situações de risco, e todos somos corresponsáveis pela cultura da não-violência”, disse a gerente de prevenção do Crepad, psicóloga Ana Carolina Assunção.

Desde 2012 as equipes do Crepad já adotavam o slogan A alegria do carnaval não está nas drogas, que está em sua quarta edição, lembrou a gerente.

Em revezamento, as equipes promoverão blitz educativas, da Lei Seca, fixação de faixas educativas e palestras. No entanto, conforme frisou Ana Carolina, as estratégias para o enfrentamento do uso indevido de álcool e outras drogas não se limita ao aspecto combativo ou repressor, porém, se voltam para aspectos do cuidado ao usuário.

Auxiliado pelos parceiros, o Crepad distribui, gratuitamente, abanadores, lixeiras e panfletos, contendo informações preventivas a respeito do uso de drogas, gravidez na adolescência, violência no trânsito e DST/Aids.

“Investimos em projetos e ações preventivas por abrirem um leque de oportunidades e modalidades para que a sociedade reconheça os fatores de risco facilitadores do acesso às drogas e considere importante e essencial a participação de todos na adesão aos fatores de proteção individuais, familiares, comunitários, escolares e sociais”, ela assinalou.

Ações do Crepad estão unificadas com o trabalho da Agevisa, Sesau, Prefeitura, Polícia Rodoviária Federal e Detran, que atendem suas respectivas demandas contra mosquitos, prevenção às drogas, álcool e doenças transmissíveis, enquanto a Secretaria Estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) combate a exploração sexual de crianças e adolescentes vulneráveis”, explicou Ana Carolina. 

RECOMENDAÇÕES DO CREPAD

? Brinque o carnaval em locais seguros.
? Beba muita água, mantenha-se hidratado; isso lhe ajudará a aproveitar melhor a festa.
? Leve suas crianças para pular o carnaval em espaços adequados para elas.
? Na folia, exerça a cidadania; preserve o patrimônio público, pois a festa de carnaval é para descontrair sem destruir.
? Se fizer uso de bebida alcoólica, não dirija.
? Denuncie qualquer tipo de exploração.
? Se a situação complicar, evite brigas e discussão. Procure um agente público para lhe ajudar.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais