Currículos e qualificações pesaram a favor para Assembleia aprovar nomes indicados para comandar autarquias e fundações

0
Real Turismo

O alto nível de competência de cada um dos nomes apresentados pelo Governo do Estado para comandar autarquias e fundações governamentais da administração pesaram a favor a cada voto anunciado no final da tarde de terça-feira, 11, durante sessão extraordinária realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, com resultados unânimes para os indicados. Agora, o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, poderá nomear os presidentes e diretores de autarquias e fundações que, antes, passaram por uma verdadeira sabatina nas reuniões das Comissões Específicas compostas por deputados estaduais.

Antes de dar início à votação, o presidente da Assembleia, deputado Laerte Gomes, lembrou que a aprovação dos nomes é exigência da Constituição do Estado, com ênfase ao artigo que define: “Presidente e Diretores de Autarquias e Fundações do Estado, serão escolhidos e nomeados pelo governador, após aprovação pela maioria absoluta dos Membros da Assembleia Legislativa”.  Laerte Gomes chamou a atenção à qualificação e o nível técnico dos indicados, argumentando que a responsabilidade de cada um aumenta, principalmente agora com o respaldo da Assembleia. A votação unânime a favor dos nomes indicados pelo governador reforça a harmonia entre os Poderes Legislativo e Executivo estaduais.

Dessa forma, o presidente da Casa de Leis enalteceu a importância do momento de cumprir a Lei da Constituição do Estado, além de elogiar a medida do governador Marcos Rocha  de entender a necessidade de indicar os nomes e, posteriormente sabatinados, estarem ocupando os cargos. O parlamentar ainda deixou claro que há uma harmonia entre o Legislativo e o Executivo e que a Assembleia em todo momento se comportou com equilíbrio e responsabilidade para tratar do assunto e que, inclusive, não passou de fofoca qualquer insinuação de se interromper o mandato do atual governo.

O momento foi definido como histórico pelos parlamentares que tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com cada um dos indicados pelo governador Marcos Rocha e o resultado de cada Comissão Específica apresentou o parecer favorável aos nomes.

Dessa forma, estão em plenas condições legais para serem nomeados pelo governador aos cargos de presidentes e diretores de autarquias e fundações: Erasmo Meireles de Sá (Departamento de Estradas de Rodagem – DER); Júlio César Rocha Peres (Agência de Defesa Sanitária e Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron); Luciano Brandão (Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater); Luciene Carvalho Piedade Almeida (Centro de Educação Técnico Profissional na área de Saúde – Cetas); Ana Carolina Gonzaga de Melo (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia –Fhemeron); Aziz Rahal Neto (Instituto de Pesos e Medidas – Ipem);  Leandro Soares Moreira (Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero);  Neil Aldrin Faria Gonzaga (Departamento Estadual de Trânsito – Detran); Adir Josefa de Oliveira (Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia -Idep/RO).

Os discursos de cada parlamentar a cada votação de indicados convergiram para um só pensamento: o caminho certo que o governador está traçando para o Estado com escolhas de pessoas capacitadas para comandar cada Pasta da administração direta e indireta. Os deputados foram unânimes em afirmar a forma com sabedoria que o governador Marcos Rocha tem apresentado na gestão, com referências aos nomes apresentados e que cada voto representa o anseio da população pelo desenvolvimento do Estado.

Ainda durante a sessão, o presidente da Casa de Leis ressaltou a postura do governador Marcos Rocha e o trabalho do chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, que sempre tem conversado com os parlamentares e aproximando, ainda mais, o Executivo do Legislativo. Agora com os nomes chancelados pela Assembleia Legislativa, caberá ao governador Marcos Rocha proceder a nomeação nos respectivos cargos, conforme estabelece a Constituição Estadual.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais