Defensoria e MP pedem liberação de presos que não passarem por audiência de custódia dentro de 24h em RO

Extinção da vara que fazia as audiências gerou sobrecarga nas outras, segundo a Defensoria. Habeas Corpus é preventivo e vale para os casos a partir da concessão.

0
Real Turismo

A Defensoria Pública Estadual (DPE-RO) e o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) entraram com habeas corpus preventivo junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) pedindo a liberação imediata de presos que não passarem por audiência de custódia até o prazo de 24 horas após a prisão, em Porto Velho.

Esse prazo é determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em resolução de 2015. O documento regulamenta a execução do que preveem os pactos de San José da Costa Rica e Internacional dos Direitos Civis e Políticos, incorporados ao ordenamento jurídico brasileiro como norma supraconstitucional, ou seja, entre a Constituição e as leis.

Um dos autores da ação, o defensor Eduardo Borges, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e da Coletividade da DPE-RO, explicou a necessidade da breve realização dessas audiências.

“Toda pessoa presa deve ser imediatamente apresentada a uma autoridade judiciária para se verificar a regularidade dessa prisão, se não houve tortura, se as condições dessa prisão foram adequadas, legais. O que se observa que é que em Rondônia, especialmente em Porto Velho, esse prazo [24 horas] não vem sendo cumprido”, revelou.

Ele argumentou que a extinção do Núcleo de Custódia do TJ e a transferência da responsabilidade dessas audiências para as varas do júri acaba gerando sobrecarga e consequentes atrasos na realização delas, chegando a quatro dias, em alguns casos.

Caso concedido pelo TJ, o habeas corpus deve garantir que todo preso em flagrante há mais de 24 horas sem passar por audiência de custódia, seja liberado.

Atualmente, o pedido se encontra pronto para julgamento pelo relator no TJ-RO. O desembargador Valdeci Castelar Citon não tem prazo definido pra decidir sobre o assunto.

da Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais