Publicidade

Real Turismo

Detran de Rondônia começa a emitir novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação a partir de 3 de janeiro

Real Turismo

Com o novo modelo em papel da Casa da Moeda, a partir do dia 3 de janeiro o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciará a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Rondônia, onde há 709,1 mil condutores de veículos distribuídos em diversas categorias e uma frota de 896,1 mil veículos.

Atualmente, o Detran-RO emite 15 mil CNHs por mês, conforme revelou o diretor técnico de Habilitação do Trânsito, Acássio Figueira.

O documento ganhou um código numérico de validação composto pelos dados individuais de cada CNH. Esse código permite aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo que deve ser disponibilizado pelo Denatran.

“O novo visual é composto por mais itens de segurança, e nós nos adequamos aos novos procedimentos”, comentou o diretor.

Figueira lembrou que o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, organizou a entrega da nova CNH de maneira a “cumprir o principal requisito do Contran, o da garantia de maior segurança ao motorista”.

O Detran-RO cumprirá a Resolução nº 598/2016 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), que lançou o novo documento com maior número de itens de segurança com vistas a evitar fraude. “Nessa CNH constam também o CPF e o RG da pessoa, o que lhe facilita compras e transações bancárias”, lembrou Figueira.

Segundo o diretor, as mudanças serão válidas para os documentos expedidos a partir de 2017, mas os condutores que tiveram carteira com validade para mais cinco anos só irão substituir o modelo antigo no final daquele prazo.

Quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação também permanecem os mesmos.

“Estamos aptos a atender a todos, sem custo adicional”, acrescentou o diretor.

COMO É

? Em  modelo único, a CNH tem papel com marca d’água, tintas de variação ótica e fluorescente e imagens secretas. Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo e em microimpressão. O fundo do documento também ficou mais amarelado.

A tarja azulada que fica no topo do documento agora é preta e traz o mapa do estado responsável pela emissão do lado direito. No lado esquerdo, sob o Brasão da República, aparece a imagem do mapa do Brasil.

? Ela tem ainda duas sequências de números de identificação nacional – Registro Nacional e número do Espelho da CNH – e uma de identificação estadual – número do formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais