Publicidade

DETRAN DE RONDÔNIA DIVULGA NOVO CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO ANUAL

Real Turismo

A mudança aconteceu através da Portaria nº 30/2017/GAB/DETRAN/RO de 05/01/2017, e alteração os prazos de licenciamento anual dos veículos de placas com finais -9 e -0, que passam a ter o mesmo prazo de vencimento do IPVA divulgado pela Secretaria de Estado de Finanças – SEFIN/RO. Antes a data limite para o licenciamento anual dos veículos de placas com algarismo final -9 acontecia no final do mês outubro, mas a partir desde ano terá o vencimento no final de setembro, mesmo período do vencimento do IPVA. Quanto aos veículos de placas com algarismo final -0, cujo licenciamento vencia em 15 de dezembro, neste ano vencerá no final do mês de outubro.

Segundo o Diretor Técnico de Operações, Hugo Guilherme Correia, a medida visa acabar com a confusão que alguns proprietários faziam por causa da diferença entre o calendário de pagamento do IPVA e do Licenciamento anual. “Os proprietário de veículos com placas -9, por exemplo, que deixavam para pagar todos os tributos no último mês (outubro) para licenciar o veículo, acabava pagando o IPVA com multa e juros. Com os calendários tendo a mesma data de vencimento não haverá mais este tipo de transtorno aos nossos usuários”, acrescentou o Diretor.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (artigo 131, § 2º) “o veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas”. Em Rondônia, para licenciar o veículo e consequentemente emitir o “Certificado de Registro e Licenciamento” – CRLV, o proprietário de veiculo deverá pagar os seguintes tributos:

– Taxa de Licenciamento Anual (R$ 120,64);

– Taxa de Seguro Obrigatório (o valor varia pro tipo de veículo);

– Taxa de Bombeiros (R$ 19,56 – apenas para veículos de 4 rodas e onde houve unidade da corporação);

– IPVA (o valor varia conforme o valor venal do veículo);

– Multas de Trânsito exigíveis.

 Além do pagamento dos tributos o veículo automotor deverá estar em condições de trafegabilidade, e não possuir em seus registros qualquer pendência administrativa e/ou judicial restritiva de licenciamento. Após o pagamento dos débitos e eventual regularização do veículo, o proprietário ou seu representante legal deverá se dirigir a qualquer posto de atendimento do DETRAN no Estado para a emissão do CRLV do ano corrente, o qual é um documento de porte obrigatório, e deve ser apresentado nas blitzes de fiscalização e abordagens policiais.

A emissão das guias de recolhimento de tributos e multas pode ser feita através do site do DETRAN/RO, devendo ser informada a placa e o número do RENAVAM do veículo.

 

CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO ANUAL

 

ALGARISMO FINAL DA PLACA

PRAZO FINAL PARA RENOVAÇÃO

1, 2, 3

Até março

4

Até abril

5

Até maio

6

Até junho

7

Até julho

8

Até agosto

9

Até setembro

0

Até outubro

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais