Publicidade

Publicidade

Detran normatiza organização de pátios de veículos custodiados em Rondônia

0
Real Turismo

Visando reorganizar fisicamente os pátios de veículos custodiados, tendo em vista a dificuldade para se trabalhar, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia publicou a Instrução de Serviço nº 001 de 2019, visando normatizar os pátios das Ciretrans e Postos Avançados em todo o Estado.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que a normatização organizacional dos pátios é uma medida necessária à otimização dos espaços existentes nos pátios de custódia do Detran, o que possibilitará maior e melhor controle dos veículos custodiados, além de possibilitar celeridade nos processos de liberação de veículos eventualmente arrematados em leilão promovidos pela autarquia.

O trabalho foi precedido por visita técnica no período de 24 a 26 de agosto feita pela diretora adjunta, Benedita Oliveira, que estava acompanhada por técnicos da Divisão de Recolhimento e Liberação de Veículos (Divreliv) ao Posto Avançado (PA) de Ji-Paraná.  “Houve uma união de esforços na realização desse trabalho e conseguimos concluir a primeira etapa desse processo”, afirmou Benedita Oliveira.

Os pátios estavam estrangulados com centenas de veículos (carros e motocicletas) apreendidos. A equipe retirou todos os veículos do pátio e reorganizou por linha. Cada veículo dentro da linha contém um número específico. Nesse trabalho de realinhamento foram separados 58 veículos com Restrição Judicial Sobre Veículos Automotores (Renajud) e realocados na Ciretran de Ji-Paraná.

Nesse processo foram reorganizados os veículos aptos a irem a leilão, liberação e os considerados sucatas. A segunda fase do processo será o Realinhamento Sistêmico no Detran Net, ou seja, a quantidade de veículos por linha. O número terá que bater com os dados do sistema, o que facilita a localização dos veículos e o controle de pátio.

Coronel Neil Gonzaga ressaltou que todas as Ciretrans e Postos Avançados terão que trabalhar para colocar em prática a Instrução de Serviço nº 001/2019/Divreliv/Dtfat/Detran/RO que estabelece a padronização de procedimento quanto à organização de veículos removidos e ou recolhidos aos pátios de custódia do Detran.

Gonzaga, disse que a Instrução de Serviço foi elaborada em conjunto pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito do Detran, no uso de suas atribuições legais, notadamente o disposto no Artigo 127 da Lei Complementar nº 369/2007 e considerando a deliberação durante reunião realizada com a chefia da Divisão de Recolhimento e Liberação de Veículos, oportunidade em que se discutiu a necessidade de padronização dos procedimentos a serem adotados quanto à acomodação/alocação de veículos removidos e recolhidos em custódia aos pátios do Detran.

“Considerando que a padronização de procedimentos é medida necessária à otimização dos espaços existentes nos pátios de custódia do Detran, o que possibilitará maior e melhor controle dos veículos custodiados”, afirmou o diretor geral do Detran, Neil Gonzaga. A padronização de procedimentos possibilitará celeridade nos processos de liberação de veículos das demandas relacionadas a leilão.

Além de facilitar o trabalho e dar maior segurança a padronização de procedimentos facilitará a localização e movimentação dos veículos nos pátios de custódia e minimizará riscos de acidentes de trabalho e facilitará a guarda dos bens custodiados. Neil Gonzaga, disse que os chefes das unidades do Detran, devem seguir o que determina a Instrução de Serviço nº 001/2019 para que os pátios de veículos custodiados fiquem padronizados.

Os veículos removidos aos pátios de custódia do Detran deverão obedecer aos procedimentos estabelecidos na Instrução de Serviço. A Divisão de Recolhimento e Liberação de Veículos (Divreliv) ficará responsável de adotar as medidas necessárias à efetiva programar a operacionalização dos procedimentos aqui estabelecidos, no âmbito dos pátios geridos diretamente pelos seus setores internos e, no que se refere aos pátios de custódias de veículos existentes nas Ciretrans e ou Postos Avançados.

A Coordenadoria de Ciretran é responsável pelos procedimentos regulamentados e proporcionar as informações e ou orientações necessárias para que os respectivos gestores possam por em prática as medidas, visando o bom andamento dos trabalhos, além de garantir segurança e celeridade em todo o processo.

A sistemática de padronização será a mesma em todas as unidades do Detran em Rondônia. As motocicletas deverão ser organizadas em filas devidamente identificadas e numeradas, de maneira que fique de frente uma para a outra com meia roda frontal intercalada para melhor utilização do espaço melhorando as pistas de acesso.

O diretor geral Neil Gonzaga e a diretora adjunta, Benedita Oliveira agradeceram o empenho e o comprometimento dos servidores que não mediram esforços na reorganização da Ciretran e Posto Avançado de Ji-Paraná: Chefe da Divisão de Recolhimento e Liberação de Veículos (Divreliv), Ruymar Pereira, diretor da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito, Welton Roni Nunes Ribeiro, Presidente da Comissão de Leilão do Detran em Ji-Paraná, José Damião Lima Azevedo, chefe de Seção de Infrações e Penalidades da Ciretran de Ji-Paraná, Marli Carvalho Barbosa, chefe da Ciretran de Ji-Paraná, Lúcia Elaine Rodrigues Junqueira, chefe do Posto Avançado de Ji-Paraná, Paulo Ricardo Uchaki Júnior, chefe do Posto Avançado de Nova Londrina, Glauci da Silva Eller, secretário Regional de Governo de Ji-Paraná, Everton Almeri Esteves (Tom), Coordenadora de Ciretrans, Ana Paula Bariani, diretor de Patrimônio, Clairton Pereira da Silva e gerente de Leilões do Detran, Eva Cristina Soares de Oliveira e todos os servidores que contribuíram para realização do trabalho que teve duração de duas semanas.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais