Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
31
Maio
2020

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Ji-Paraná, RO, intensifica ações de combate ao HIV

A Prefeitura de Ji-Paraná (RO), e o Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE/IST), estão intensificando os testes rápidos como forma de prevenir e diagnosticar precocemente o vírus no organismo.

O exame gratuito fica pronto em menos de meia hora e pode identificar infecções sexualmente transmissíveis como as hepatites, sífilis e HIV.

A ação é intensificada no mês de dezembro em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a Aids.

Segundo o SAE, foram registrados 64 novos casos de HIV positivo em Ji-Paraná apenas em 2019. A unidade atende 1,2 mil pessoas de 17 municípios da região central do estado. A faixa etária da maioria dos pacientes soropositivos é de 18 a 35 anos.

Poliana Borchardt, assistente social e diretora do SAE, diz que a realização dos exames anualmente é a principal forma de prevenção.

“Nós convidamos a população para ter o hábito de fazer o teste rápido. É preciso que a pessoa leve um documento com foto e o cartão do SUS”, afirmou a diretora.

O SAE fica localizado na avenida Porto Velho, em frente à Escola Estadual José Francisco, no bairro Dom Bosco, 1º Distrito da cidade.

Notícias Relacionadas