Publicidade

Publicidade

Dia Nacional do Campo Limpo será marcado por palestras e ações educativas em Rondônia

0
Real Turismo

Em Rondônia, o dia 18 de agosto, ‘Dia Nacional do Campo Limpo’, será marcado pela realização de diversas palestras e ações educativas voltadas ao produtor rural e aos estudantes, em vários municípios do estado.

O objetivo é reforçar, junto à população, a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos para que não sejam descartadas no meio ambiente, segundo explicou Sirley Ávila Queiroz, coordenador estadual do Programa de Fiscalização de Agrotóxico, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

O Dia Nacional do Campo Limpo é promovido nacionalmente pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). De acordo com Sirley Ávila, Rondônia conta com 10 postos de recolhimento (locais indicados para devolução das embalagens), mais a central, que são gerenciadas pelas revendas de agrotóxicos. “O papel da Idaron é fiscalizar. Temos controle do ciclo, desde a aquisição do produto agrotóxico até o recolhimento da embalagem”, explicou o técnico.

Caso as embalagens dos produtos tóxicos não sejam recolhidas, há um grande risco de ela ir para no meio ambiente, gerando perigo à saúde do homem e dos animais. “Por isso essa campanha é importante, para alertar sobre a destinação correta dessas embalagens”, acrescentou. Para que haja sucesso, a iniciativa trabalha ações de conscientização que visam a promoção da devolução das embalagens dos agrotóxicos, evitando inclusive que sejam reutilizadas em outros fins.

As ações alusivas a data acontecem na central de recolhimento, que é localizada em Cacoal, e contam com a participação da Idaron e de vários outros órgão ligados ao setor produtivo e de proteção ao meio ambiente. “As ações contemplam a realização de palestras, reuniões com produtores, estudantes e conta ainda com um concurso de desenho alusivo ao tema, envolvendo estudantes de várias escolas”.

A DATA

O Dia Nacional do Campo Limpo, instituído por lei federal, é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data integra o Calendário Nacional desde 2008, e foi criada pelo inpEV com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais