Publicidade

Publicidade

Dois acordos unem CGE ao Ministério Público e Tribunal de Contas de Rondônia no controle fiscal e combate à corrupção

0
Real Turismo

Dois acordos de cooperação técnica firmados pela Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE)  com o Tribunal de Contas e o Ministério Público já permitem consultas simultâneas à base de dados desses órgãos, visando à melhoria fiscal e o combate à corrupção.

Pelo Acordo nº 7/2019, o MPE-RO pode requisitar à CGE informações e/ou documentos disponíveis necessários à responsabilização civil, administrativa e criminal de agentes causadores de danos aos bens, valores e componentes do patrimônio público no âmbito de sua competência institucional.

“A fiscalização e capacitação de treinamento conjunto respeita a independência de cada poder”, comentou nesta terça-feira (1º) o controlador geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Netto. “O acesso ao banco de dados respeitará o sigilo de cada um. O governo estadual espera obter ampla possibilidade de fiscalização dos órgãos responsáveis”, assinalou.

Três órgãos do MPE fazem parte do acordo: o Centro de Atividades Extrajudiciais, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra Ordem Tributária.

Pelo Acordo nº 011/2019, CGE e Tribunal de Contas compartilham treinamento de funcionários, promovem ações integradas (entre elas, seminários) e trocam ferramentas tecnológicas de auditoria, entre as quais, Big Data, Data Manning, Warehouse e outras.

“A qualificação de servidores técnicos é importante para a perfeita análise de dados, inteligência e combate à corrupção”, observou o controlador geral Francisco Netto.

Conjuntamente, CGE e TCE adotaram mecanismos de difusão de boas práticas na administração pública, oferecendo links de páginas eletrônicas institucionais nos respectivos portais eletrônicos dos partícipes na internet.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais