Publicidade

Publicidade

Educadores de Comunidades Quilombolas participam de formação em Cacoal

0
Real Turismo

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) tem oferecido as mais distintas formações com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas escolas da rede estadual de Educação e, nos dias 28 e 29 de agosto, promoveu a Formação Continuada para 60 professores que atuam nas escolas existentes nas Comunidades  Quilombolas, no município de Cacoal.

Com a formação, o governo de Rondônia cumpre à legislação que prevê atendimento educacional às populações tradicionais, por intermédio do Núcleo de Educação Escolar Quilombola da Seduc e colocou a temática “Diversidade no ambiente escolar é uma questão de direitos humanos”, onde os professores receberam conteúdos voltados para as questões afro-brasileira, como: respeito à diversidade, costumes, religiosidade e cultura das comunidades tradicionais.

O evento foi realizado em Cacoal e sabe-se que hoje Rondônia conta com oito Comunidades Quilombolas, localizadas no Vale do Guaporé (nos municípios de Costa Marques, São Francisco, São Miguel e Alta Floresta), sendo, sendo que cinco comunidades possuem escolas, onde estudam cerca do 380 alunos.

A professora Francinete Pereira afirmou que uma vasta programação foi cumprida pelos professores. A primeira oficina foi de “Inclusão da Educação Especial em áreas Quilombola”, com a professora doutoranda Dulcilene Saraiva Reis. A oficina, de “Produção de texto em uma perspectiva Interculturalidade no espaço escolar” foi com a professora doutoranda Luciana Dermani de Aguiar. O professor doutor Marcos Domingues Teixeira (Unir) proferiu, no dia 28, a palestra com o  tema “Diversidade no ambiente escolar é uma questão de Direitos Humanos”.  O professor doutorando Alécio Valois Pereira de Araújo abordou o tema “Politicas Públicas para Educação Quilombola e as garantias dos direitos humanos”, em sua palestra. “Áreas Quilombolas” foi a apresentação da professora doutoranda Dulcilene Saraiva Reis.

A professora Francinete disse que estiveram participando da formação os coordenadores pedagógicos e professores que atuam nas escolas das comunidades Quilombolas, técnicos da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc), cujo objetivo foi de contribuir com subsídios teóricos e práticos que possibilitem a melhoria da prática pedagógica dos professores que atuam no ensino fundamental e médio em escolas situadas nas Comunidades Quilombolas.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais