Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
11
abr
2021

Em RO, professores da rede estadual encerram greve que durou 49 dias

Reajuste do valor da gratificação foi um dos benefícios conseguidos.
Seduc diz que 120 mil alunos retornarão às aulas nesta quinta-feira, 11.

Após assembleia realizada nesta quarta-feira (10), 60% dos professores da rede estadual de educação de Rondônia, em greve, decidiram encerrar a paralisação, que durou 49 dias. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), mais de 120 mil alunos retornarão às aulas a partir de quinta-feira (11) nas zonas urbana e rural do estado.
A negociação terminou com reajuste na gratificação de 7,97% a partir do dia 1º de agosto, índice de correção do Piso Salarial Profissional Nacional – principal exigência do movimento – transposição para o quadro da União, aplicando-se a proporcionalidade de acordo com a carga horária de cada profissional, não incidindo sobre 13° salário, entre outros benefícios.

No dia 3 de junho outra assembleia havia sido realizada e a categoria decidiu pela continuidade da greve. Durante a negociação anterior com a Seduc, os professores teriam negado o reajuste oferecido pela secretaria, de 6%. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), Manoel Rodrigues, disse que a categoria continuaria pedindo reajuste de 8% em forma de gratificação.
Em nota, a secretária da Seduc, Isabel de Fátima Luz, disse que para formalizar a proposta de concessão da gratificação é imprescindível o repasse orçamentário e financeiro do Sintero por meio da Assembleia Legislativa.
Rondônia conta com mais de 20 mil educadores na rede pública estadual e, segundo o Sintero, mais de 70% da categoria aderiu à paralisação que durou 49 dias.

Fonte: G1/RO

Notícias Relacionadas