Publicidade

Publicidade

Publicidade

Encontro reúne trade turístico de todo o estado para fortalecimento do setor em Rondônia

1
Real Turismo

Foi dada a largada para novos rumos do turismo em Rondônia no 1º Encontro de Prefeitos, Secretários e Empresas do Trade Turístico do Estado, que durante esta quarta e quinta-feira (13 e 14) acontece na cidade de Ouro Preto D’Oeste, a 334 quilômetros da capital rondoniense. O evento está sendo promovido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), no Graúna Resort Hotel.

Na abertura do Encontro, o governador coronel Marcos Rocha falou sobre o valor do setor para gerar economia e desenvolvimento para o estado. “O turismo é tão importante e por tantos anos foi desvalorizado. Eu sou professor universitário e também analista de sistemas, e quando lecionei no curso de Turismo, percebi a carência de investimentos na área em Rondônia. Para se ter uma ideia, Bonito (MS), que é um lugar tão pequeno, consegue arrecadar anualmente R$ 200 milhões só com o turismo, com o mergulho, com as cachoeiras. E por que não podemos fazer isso em Rondônia também”, indagou o governador aos participantes.

O governador orientou também sobre a qualidade do atendimento, que deve ser referência na rede hoteleira e empresas envolvidas no trade turístico, atraindo assim mais turistas ao estado, e ainda sobre descontos que podem ser atrativos para rondonienses visitarem os pontos turísticos em Rondônia. “Eu sou do Rio de Janeiro e, apesar de estar há 30 anos em Rondônia, se chego no Aquário Marinho lá, tenho desconto por ser natural do estado. E é isso que a gente tem que fazer aqui. Vamos incluir Rondônia na rota de turismo do Brasil. O mais importante é valorizar o nosso estado, e com união podemos tornar isso uma realidade”.

 

“Esse estado vai crescer assustadoramente, mas com planejamento, com o trabalho que deve ser um legado para o setor turístico”, disse o superintendente da Setur, Gilvan Pereira.

Marcos Rocha considerou a parceria do vice-governador, José Jodan, que tem acompanhado o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), avaliando as condições das estradas e observando a necessidade de reparos. “Temos que ter boas estradas para dar acesso aos locais de belezas naturais e pontos turísticos. O presidente Bolsonaro já está fazendo a concessão da BR-364 para ampliação, e já está planejado o asfaltamento da BR-319 para o ano que vem, isso não é só promessa, é planejamento e vai acontecer”, afirmou.

O superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, reforçou que o Governo do Estado tem dado prioridade ao setor e a parceria dos municípios e empresas é fundamental para o crescimento do turismo estadual. “Esse estado vai crescer assustadoramente, mas com planejamento, com o trabalho que deve ser um legado para o setor turístico”.

Dos 52 municípios, apenas 22 cidades estão cadastradas e são reconhecidas pelo governo federal para receber recursos a serem investidos no setor. No evento, turismólogos e técnicos da Setur orientaram aos representantes das cidades sobre como apresentar projetos e captar a verba para trabalhar desde a revitalização de praças até a construção de portais na entrada dos municípios.

Além disso, a formação de conselhos municipais, plano municipal de turismo, infraestrutura, a produção de produtos regionais, a comercialização, a oferta e tudo que envolve o mercado turístico foram temas das palestras do primeiro dia, enfatizando o prazo para inserção de informações dos municípios no Mapa turístico do Ministério do Turismo, que vai até 30 de junho deste ano, observando todos os critérios.

por SECOM
da Governo do Estado
1 comentário
  1. Roberto Diz

    Igualzinho Bonito e Porto Velho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais