Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
19
jun
2021

Equipe técnica da Sedam visita aldeias indígenas; projeto “Café Tribus” é apresentado

Em virtude do assoreamento de nascentes, minas e córregos, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) está dando uma atenção especial  a recuperação dos recursos hídricos nos municípios do Estado efetuando estudos técnicos para recuperar áreas degradadas  elaborando os diagnósticos ambientais, com as participações de prefeituras e secretarias municipais de meio ambiente propondo soluções ambientais sustentáveis com a recuperação de áreas degradadas.

A equipe técnica da Sedam está visitando essas propriedades que poderão receber apoio e incentivo do Governo do Estado. Na quinta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Marcílio Leite Lopes, acompanhado da gerente Regional da Sedam em Cacoal Thalitta Cota, e o assessor técnico Marcos Garcia visitaram as aldeias Lapetanha e Linha 9 Surui, no município de Cacoal.

O cacique Almir Surui, da Aldeia Lapetana, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, recepcionou a equipe e disse que a Nação Surui tem aproximadamente 1800 pessoas e acredita no interesse do Estado em apoiar e contribuir com projeto sustentável, trazendo futuras parcerias entre às autoridades e as comunidades indígenas. “Estou feliz com a visita da Sedam em nossa aldeia, trazendo excelente proposta para recuperação das nascentes, minas e córregos que virão a beneficiar as nossas terras” frisou.

A coordenadora dos Povos Indígenas da Sedam, Valdenilda Karitiana, destacou a visita da Sedam para conhecer o projeto “Tribus” e a produção como fundamental para o desenvolvimento sustentável da Nação Indígena na exploração do café, banana e na conservação das nascentes. “O diálogo foi importante para que a Sedam pudesse conhecer a realidade e, desta forma, o Governo de Rondônia possa estar contribuindo por intermédio de projetos e benefícios que a comunidade indígena necessita”, asseverou.

Após a visita a Aldeia Lapetanha, o secretário foi conhecer o projeto agrícola, na Aldeia 9 Surui, que cultiva o café “Tribus” e que vem sendo elogiado pela qualidade do teor. Recebido pelo cacique Luís Mopilabaten, A Sedam pode constatar “in loco” a necessidade de haver um sistema de irrigação na lavoura do café e, com isso, aumentar produção de grãos.

O cacique parabenizou a iniciativa do governador Marcos Rocha em apoiar os povos indígenas, com projetos que venham atender o progresso e o desenvolvimento que estão para serem objetos de futuras parcerias. “Estamos satisfeitos com as propostas que foram apresentadas e vamos contar com esse apoio do Governo para as nossas ações na área ambiental e de produção”, destacou.

Fonte: Governo de Rondônia

Notícias Relacionadas