Publicidade

Estado se mobiliza para alcançar metas do Consórcio Brasil Central em Rondônia

0
Real Turismo

As áreas de saúde, segurança e educação de pelo menos 29 municípios de Rondônia receberão nos próximos meses um pacote de incentivos e iniciativas mais pontuais do governo do Estado. A ação representa estratégia para o alcance das metas estabelecidas no âmbito do projeto Aliança Municipal pela Competitividade (AMC), pactuado pelos governadores dos estados que compõem o bloco Brasil Central. Rondônia integra o consórcio junto com os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Além do Distrito Federal.

As ações estão sendo articuladas desde março e o Plano de Ação com as primeiras sensibilizações municipais está previsto para iniciar em setembro, conforme explicou o coordenador do  programa na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Natan Oliveira, durante reunião com representantes das áreas envolvidas nesta quarta-feira (7). Entre os participantes esteve o secretário adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Hélio Gomes.

Durante a reunião, o coordenador do programa na Sepog, Natan Oliveira, explicou como devem ser conduzidos os trabalhos e como o empenho de todos e os resultados alcançados vão refletir no desenvolvimento de Rondônia.

“Não é possível termos um Estado forte e os municípios fracos, desta forma a ideia é sensibilizar as prefeituras para que possamos trabalhar o fortalecimento de ações especificas dos municípios, nas áreas estabelecidas no pacto dos governadores, para que o resultado reflita no estado como um todo”, enfatizou o coordenador.

Os desafios que compõem o pacto devem ser superados até 2022. Entre eles estão: Aumentar a proporção de crianças na pré-escola; Elevar o IDEB dos anos iniciais da rede pública; Reduzir a taxa de mortalidade infantil; e Reduzir a taxa de homicídios. Os municípios foram selecionados de acordo com os indicadores científicos de cada tema.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais