Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
06
jul
2020

Executivo realiza capacitação de servidores para fortalecer combate à corrupção e melhorar uso eficiente do recurso público em Rondônia

Em Rondônia, o enfrentamento contra a corrupção ganhou mais força em abril com o pacote de medidas de controle, prevenção e combate à corrupção lançado pelo governador Marcos Rocha.Nesta quinta-feira (8) foi dado início a mais uma etapa desse plano com a abertura da capacitação de servidores públicos dos setores administrativo e financeiro, no Salão Nobre Rosilda Shockness, do Palácio Rio Madeira.

De acordo com o controlador geral do Estado, Francisco Netto, o governo de Rondônia vem trabalhando firme no combate à corrupção e, inclusive, já conta com seis das oito medidas implementadas.
Ele destacou, ainda, que essa primeira capacitação do pacote estadual faz parte do decreto que cria a Política de Capacitação e Permanência dos Servidores Públicos ocupantes de cargos ou funções de chefias administrativas e financeiras.
A diretora da Escola de Governo, Débora Cristina da Silva, explicou que a capacitação envolve quatro partes.
Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), o tema é Execução Orçamentária e Plano Pluri Anual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA). Nos dias 13 e 14 de agosto, o curso será sobre a Elaboração de Termo de Referência. Enquanto que nos dias 15, 16 e 19 de agosto, entra na pauta de treinamento sobre Execução Orçamentária e Financeira e Siafen. Nos 21 e 22 de agosto, a capacitação é encerrada com o tema Controle Interno na Administração Pública.
Cerca de 70 servidores participam da capacitação. “O governador Marcos Rocha determinou essas capacitações para que o desempenho de todas as secretarias seja o melhor possível e o Estado possa crescer cada vez mais’’, disse a diretora ao anunciar para outubro o início do segundo módulo da capacitação para os técnicos que assessoram os chefes administrativos e financeiros.
Também participaram da solenidade de abertura da capacitação o superintendente Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Cel BM Silvio Luiz Rodrigues da Silva, e o superintendente Estadual de Licitações (Supel), Márcio Rogério Gabriel, que pontuaram que iniciativas como essa reflete o desejo da população de um trabalho sistematizado feito por servidores capacitados para fortalecer o controle interno e o combate a corrupção.

Notícias Relacionadas