Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
14
jul
2020

Expedito Netto quer audiência pública para tratar do sistema elétrico de Rondônia

2632015-100031-fotoexpeditocomissao[1]O deputado federal Expedito Netto (Solidariedade-RO) apresentou ontem na Comissão de Minas e Energia em que faz parte, um requerimento solicitando audiência pública para tratar sobre o sistema elétrico de Rondônia. Para tanto, estão sendo convidados os representantes do Ministério Público, do Ministério de Minas e Energia, Usinas de Jirau e Santo Antônio e OAB de Rondônia.

Em sua justificativa o parlamentar argumentou que o aumento médio de 32% na conta de energia aprovado no final do mês passado não encerrou a escalada dos preços de energia para 2015.

Segundo noticiou a Folha de São Paulo em matéria publicada em 03 de março, balanços da superintendência de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sinalizam para um novo reajuste médio de 10% sobre a tarifa ao longo do ano.

Expedito Netto disse que esse reajuste afetará principalmente os consumidores de baixa tensão como residências urbanas e rurais.

Rondônia produz atualmente 14% de energia do país e tem uma das tarifas mais caras do Brasil. Além disso, disse o parlamentar, a péssima qualidade no seu fornecimento, em especial a área rural, também é um fator que preocupa a todos, pois prejudica a pecuária e os mais diversos setores responsáveis pelo desenvolvimento econômico.

Netto disse que o Estado de Rondônia contribui com 0,7% do PIB nacional, cerca de R$ 27,8 bilhões e tem a carne bovina como o principal produto de exportação, seguido do cultivo de soja”. “Não podemos entender o alto preço da energia elétrica praticado no meu estado, vamos investigar”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Autor: Assessoria

Notícias Relacionadas