Publicidade

Publicidade

Feira regional de artesanato chega em sua 4ª Edição em Cacoal

0
Real Turismo

Artesãos de 11 municípios de Rondônia se preparam para expor seus trabalhos durante a 4ª Feira Regional de Artesanato em Cacoal (RO). O evento acontece de 30 de agosto a 01 de setembro, no Complexo Beira Rio, em conjunto com a 2ª Festa do Café.

Durante os três dias de exposição, os visitantes poderão comprar artigos feitos em crochê, biscuit, madeira, costura, macramê e decoupage, madeira, E.V.A, gesso, bordados, além de artesanatos indígenas.

Para a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB), Wéllida Sodré, a feira regional representa a interação entre os municípios através da arte. “É na feira que reencontramos amigos e aprendemos novas técnicas. O artesanato rondoniense é rico em diversidade cultural”.

Já estão confirmados 80 artesãos para esta feira, são mil metros quadrado para que eles façam do Complexo Beira Rio um complexo de pura arte.

CADASTRO NACIONAL DO ARTESÃO

Na tarde desta quinta-feira (29), a Coordenadoria do Programa do Artesanato Brasileiro realiza o cadastro de artesãos para emissão da Carteira Nacional da categoria.

O artesão passará por uma prova de habilidades técnicas. Nesta prova é preciso apresentar duas peças prontas (de cada matéria prima/técnica que utiliza) e elaborar uma peça na presença da coordenação, mostrando todas as fases até a finalização. Essas três peças serão avaliadas por uma comissão, considerando os critérios da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.

Para o cadastro é necessário que artesão leve os seguintes documentos:

2 fotos 3×4 colorida, recente e sem rasuras;

Cópia do comprovante de residência;

Cópia do CPF;

Cópia do RG;

1 peça escolhida pelo próprio artesão em embalagem transparente, identificada, com nome, município e contato, para divulgação;

No caso dos indígenas, cópia do Registro da Fundação Nacional do Índio (Funai);

Além de apresentar esses documentos, o artesão precisa ter mais de 18 anos, ser brasileiro ou estrangeiro (com situação regularizada), com residência no Estado onde realizar o cadastro.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais