Publicidade

Publicidade

Festa da Mandioca pretende fomentar o comércio de derivados na comunidade de Nova Aliança

0
Real Turismo

Nesta quinta-feira (25) acontece a primeira edição da Festa da Mandioca, que será realizada na Escola Municipal Maria Angélica, na Linha 28 de Novembro, Nova Aliança (Baixo Madeira), em Porto Velho. O evento é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Segundo o gerente local da Emater, Dionísio Queiroga, no dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor e a festa vem para homenagear os trabalhadores da agricultura, além de trazer oportunidades. “Os produtores poderão apresentar seus produtos e movimentar a renda local da comunidade. Trabalhar na geração de renda por meio de produtos e derivados da mandioca”.

O município de Porto velho é considerado o maior produtor de mandioca de Rondônia. Segundo a extensionista rural da Emater, Gilvania Carvalho, o trabalho com mandioca está inserido na cultura do povo ribeirinho. “É tradição que em todas as propriedades tenham uma casa de farinha. Então, com isso, vamos promover a integração cultural dos povos ribeirinhos e serviços na área rural e social”.

Os dois dias que antecedem a Festa da Mandioca serão para cursos de capacitações dos produtores ministrados por extensionistas rurais da Emater. “Essas capacitações estão voltadas para o manuseio dos produtos, e para que eles consigam gerar a sua própria renda.” enfatiza o gerente.

SERVIÇOS

Dentro os serviços que serão oferecidos para a comunidade estão: orientações aos produtores, vacinação antirrábica, orientações sobre benefícios sociais para asseguradores especiais, corte de cabelo, Mesa Brasil, atendimento saúde, higiene bucal, recreação, BiblioSesc, serviços de Saúde Básica, Cadastro Único e Bolsa Família.

CONCURSO

O evento conta, também, com um disputado concurso entre os candidatos. Serão escolhidos o rei e a rainha da Festa da Mandioca; a melhor gastronomia/derivados; o melhor descascador de mandioca e a corrida.
O evento conta, ainda, com o apoio da Faculdade Fimca, INSS, Sebrae, Associação Zequinha Araújo, Sesc, Semusa e CRAS Cotinha.

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais