Publicidade

Campanha Dengue_novembro_desktop

Fiocruz RO promove espaço aberto à discussão da pesquisa com participação da comunidade

0
Real Turismo

Centenas de pessoas passaram pela Galeria de Artes, do Porto Velho Shopping, em Porto velho, na sexta e sábado (15 e 16), onde foi realizado o projeto Ciência na Rua. A iniciativa da Fiocruz RO é uma oportunidade para a população interagir com os pesquisadores, acadêmicos de mestrado e doutorado e voluntários que desenvolvem pesquisa na área da Saúde Pública, em Rondônia.

A primeira edição do evento ocorreu no ano passado, e levou milhares de pessoas ao Espaço Alternativo e ao shopping da capital. Neste ano, não foi diferente. Em alusão à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) uma multidão compareceu ao Espaço Alternativo no dia 26 de setembro, e dando continuidade ao evento foi a vez do Porto Velho Shopping receber a comunidade em geral. O evento encerrou no sábado (16).

Preparado para chamar a atenção do público, o Ciência na Rua 2019 reservou muitas novidades. No Palco do Ciência Show, equipes se revezaram para apresentações teatrais bem criativas e lúdicas, com temáticas do cotidiano que envolvem o conhecimento científico e a participação da população no combate a algumas doenças. O cenário de uma floresta repercutiu positivamente entre os frequentadores, além disso, com um espaço dedicado a explicações de transmissões de doenças e como determinados vetores se reproduzem no ambiente, representando riscos à saúde humana.

Outra novidade, este ano, foi o espaço dedicado à construção da história da ciência na região e participação da Fiocruz RO em ações de pesquisa em saúde pública, com projeções de vídeos e narrativas que relembraram a passagem por Rondônia de personagens importantes como o médico sanitarista Oswaldo Cruz, no começo do século passado por ocasião da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e o professor Luiz Hildebrando Pereira da Silva, que teve papel de destaque na consolidação da pesquisa na área da saúde, em Rondônia.

O memorialista e historiador Anísio Gorayeb participou como convidado especial, promovendo amplo debate sobre a importância da Fiocruz RO para o desenvolvimento das políticas de saúde e fortalecimento da pesquisa na região Norte do país.

O coordenador da Fiocruz RO, Jansen Fernandes de Medeiros, enfatizou que o Ciência na Rua é uma iniciativa que veio para consolidar o ideal da instituição, de manter-se cada vez mais próximo da sociedade rondoniense, “uma vez que todos os nossos pesquisadores estão envolvidos, com seus laboratórios e projetos de pesquisa à disposição de toda a comunidade”.

Fonte: Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais