Publicidade

Publicidade

Fórum de inovação e competitividade deve alavancar os índices de desenvolvimento econômico e criar emprego e renda para a população

0
Real Turismo

Pela primeira vez, Rondônia discutirá políticas públicas de inovação e competitividade com o objetivo de criar uma cultura de inovação no campo, nas indústrias, no comércio e serviços, para alavancar os índices de desenvolvimento econômico e criar emprego e renda para a população. O Meetup.RO acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto no auditório da Faculdade Sapiens e é considerado pela Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), que organiza o evento com apoio da Faculdade Sapiens, como um marco, pois Rondônia está em último lugar no pilar de inovação no ranking de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (Clp), e na oportunidade será lançado o Programa de Inovação da Sedi, com quatro programas e ações para mudar essa realidade.

O evento é aberto ao público e os interessados devem se inscrever nesta página.

PALESTRANTES

Participarão do Meetup.RO grandes nomes da área de inovação de todo o Brasil, como o secretário de Desenvolvimento de Santa Catarina, diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo, representante do Centro de Liderança Pública (Clp) e o diretor executivo do Sapiens Park, um dos maiores parques de inovação da América Latina.

Confira os nomes:

Lucas de Souza Esmeraldino, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina.

João Arthur, diretor técnico na subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Guilherme Franco, lider de competitividade do Centro de Liderança Publica – CLP.

Marcos Sabino, diretor executivo do Sapiens Park Florianópolis, um dos maiores parques de inovação da América
Latina.

José Henrique Nascimento, lider de Relações Instituicionais do Centro de Liderança Publica – CLP.

Agliberto Chagas, diretor de inovação Cinco ponto Cinco.

Edson Pontes, da Tambaqui Valley e Legal Hackers.

TEMAS DAS PALESTRAS

Entre os temas debatidos está o desenvolvimento de líderes competitivos que, para Guilherme Franco, do Clp, é o principal ativo para implementar políticas públicas de inovação. “O governo de Rondônia, com uma pauta formativa contínua em inovação e competitividade, naturalmente terá melhores gestores públicos e melhores líderes públicos”, destaca.

Com a presença de Marcos Sabino, diretor executivo do Sapiens Park em Santa Catarina, também será apresentado o exemplo da cidade de Florianópolis, que pauta a inovação há mais de duas décadas e hoje conta com três parques tecnológicos, que são concentrações geográficas de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica.

“A ideia é levar para vocês a experiência de Florianópolis, para provar que um parque tecnológico não é um sonho, é realidade. Acredito que com nosso exemplo podemos despertar algo em Rondônia, até porque inovação é futuro, temos que pensar no futuro”, ressalta Marcos Sabino.

Para os interessados em criar startups, também haverá alguns cases de sucesso, como o aplicativo Buscapê, uma empresa rondoniense que busca facilitar o acesso das pessoas ao mercado imobiliário por meio da tecnologia.

PROGRAMA DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Com o lançamento no primeiro dia do Meetup.RO, o Programa de Inovação e Competitividade da Sedi contará, inicialmente, com quatro programas e ações com o objetivo de impulsionar a inovação no Estado, além do próprio Meetup.RO que terá outras edições no interior.

Um deles é o Hub.Ro, a primeira incubadora de empresas do governo do Estado, que transformará ideias criativas em negócios lucrativos. Essa incubadora fará parte do Reinc, a Rede Estadual de Incubadoras, que reunirá todas as iniciativas de incubadoras já existentes, públicas e privadas. Por fim, será anunciado o Hackaton Rondônia, um evento que buscará soluções tecnológicas para problemas do desenvolvimento do Estado.

“Sem inovação não estamos pensando no futuro. O mundo está progredindo, e o desenvolvimento econômico de hoje não será o de amanhã, precisamos pensar em como inovar nosso agronegócio, nossa indústria, nossos serviços, para que amanhã Rondônia ainda seja uma liderança no desenvolvimento do país”, alerta o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thalles Gomes.

PROGRAMAÇÃO

20 de agosto — Terça-feira

19h às 20h30: credenciamento

19h às 19h30: lançamento do Programa de Inovação e Competitividade da Sedi, com a presença prevista do governador Marcos Rocha e do Superintentende da Sedi, Sérgio Gonçalves.

19h30 às  20h20: palestra sobre o Ranking de Competitividade dos Estados, ministrada por Guilherme Franco, do Centro de Liderança Pública (Clp)

20h25 às 21h15: palestra sobre a construção de ambientes de inovação, ministrada por Agliberto Chagas da Inova Sorocaba.

21h15 às 22h: meet up e mesa redonda com a mediação de Clébio Billiany, diretor técnico da Sedi.

22h: coffee break.

21 de agosto — Quarta-feira

14h: abertura

14h10 às 14h50: case de sucesso da startup Casapê, ministrada por Bruno Campos.

15h10 às 16h: palestra sobre inovação para o desenvolvimento regional, ministrada por João Arthur Reis, diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo

16h às 16h45: case de sucesso do Sapiens Park, ministrada por Marcos Sabino, secretário executivo SCPar e Diretor Executivo da Sapiens Park – SC

16h45 às 17h30: meetup e mesa redonda com a mediação de Cássio Bruno Castro Souza, procurador do Estado e membro da Legal Hackers

17h30 às 19h: intervalo

19h15 às 20h15: palestra sobre desenvolvimento com inovação e tecnologia, utilizando o caso de Santa Catarina, ministrada por Lucas Esmeraldino, Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina

20h15 às 21h10: palestra sobre competitividade para líderes públicos, ministrada por José Henrique Nascimento, do Centro de Liderança Pública (Clp)

21h10 às 22h: meetup e mesa redonda com a mediação de Thalles Gomes, coordenador da Sedi.

22h: encerramento

por Secom
da Secom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais