Publicidade

Publicidade

Fundação Itaú Social promove curso de formação continuada para professores em Rondônia

Real Turismo

A Fundação Itaú Social é parceira do governo do Estado de Rondônia no setor educacional. O governador Confúcio Moura assinou, em junho, o Termo de Cooperação Itaú Social Tutorial Pedagógica, com a Fundação Itaú Social, durante o encontro de governadores do Brasil Central realizado em Mato Grosso, sem ônus para o Estado.

Na última segunda-feira (19), em Porto Velho, teve início mais uma etapa do Curso de Formação Continuada em Serviços para Professores, cujo objetivo é o de melhorar o ensino e aprendizagem e elevar os índices de educação no Estado.

A fase que será encerrada na próxima sexta-feira (23) conta com as participações de Priscila de Giovani, Paulo Corneane e Márcia Giopatto – todos do Itaú Social.

O Itaú Social, durante o período de até quatro anos, participará diretamente de Curso de Formação Continuada e depois toda metodologia pedagógica utilizada pelo Instituto Social será colocada à disposição de Rondônia.

O gerente de Formação Técnica e Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Marcos Shreder, afirmou que já ocorreram três fases.  A primeira foi um workshop para conhecer o programa. A segunda foi a da plataforma on line para professor e a terceira um encontro presencial.

“Até o final do ano teremos mais três fases, duas plataformas online e uma presencial, sendo que esta última vai ocorrer no período de 7 a 11 de novembro”, destacou Shreder.

Inicialmente, 10 escolas de Porto Velho estão sendo atendidas, além de quatro Coordenações Regionais de Educação (Porto Velho, Ariquemes, Jaru e Cacoal), com a finalidade de que os convidados, pelo Itaú Social, conheçam a metodologia e depois venham aplicá-las no município.

A secretária de Estado da Educação, professora Fátima Gavioli, disse que o programa direcionada tutoria é uma metodologia de formação, complementar a outros tipos de processos formativos ao longo da trajetória profissional, que acontece na prática, a partir da reflexão sobre o exercício de suas funções, para promover mudanças no seu desempenho.

No cotidiano da escola, o tutor – geralmente um profissional mais experiente – reconhece e valoriza as competências do tutorado para, assim, desencadear o processo de aprendizagem e agregar novos conhecimentos, de caráter prático e modelar, ao contexto em que está atuando.

O foco do Programa Tutoria é a promoção do desenvolvimento profissional dos tutorados, de forma customizada e sempre com o objetivo de melhorar os resultados de aprendizagem. Para isso, a Fundação Itaú Social oferece formação em tutoria aos técnicos de secretarias de educação para que eles possam se apropriar da metodologia, compartilhá-la e aplicá-la com seus pares, professores e lideranças responsáveis pela gestão pedagógica nas escolas.

Para embasar a disseminação da metodologia, a Fundação Itaú Social desenvolveu as publicações Guia de Tutoria de Área e Guia de Tutoria Pedagógica, e uma série de dez vídeos que abordam as estratégias de tutoria.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais