Gestores e técnicos da área social são capacitados em Rondônia para para a I Semana do Bebê

0
Real Turismo

Com a finalidade de capacitar servidores da área social  para a I Semana do Bebê em Rondônia, o Governo do Estado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza nesta quinta-feira (3), em Ariquemes, uma oficina para gestores e técnicos, envolvendo também as regiões de Porto Velho, Guajará-Mirim e Jaru.  O evento será realizado no auditório do Tribuna de Contas do Estado, das 8h às 13h.

De acordo com a equipe técnica da Representação Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) do Vale do Jamari, um dos principais objetivos da Semana do Bebê é discutir e aprimorar fluxos da rede de serviços, por isso a capacitação dos técnicos da Seas objetiva também repassar para os gestores municipais a importância de fortalecer a rede socioassistencial.

O representante  da Seas  no Vale do Jamari, Irineu José Nascimento, ressaltou a importância da realização da  Semana do Bebê em Rondônia como uma das ações sociais que incentivam os municípios a desenvolver políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizando  as famílias e comunidade, a partir de sua cultura e experiências, assegurando uma vida melhor  para as crianças.

A Seas possui, dentro da política de assistência social, a proteção social básica, que visa à prevenção das situações de risco e vulnerabilidade social; e a proteção social especial, que é destinada ao acolhimento e atendimento às famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados.

A articuladora estadual do Selo  Unicef,  Evilásia Nunes Wagner, explicou que uma das maneiras de provocar a reflexão, o debate e a tomada de atitude é a realização da Semana do bebê, uma proposta de ampla mobilização de gestores, técnicos, lideranças e famílias no debate e premiação dos direitos  da criança de 0 a 6 anos.

Segundo Evilásia, a  primeira infância é uma fase determinante para garantir desenvolvimento integral para as crianças de 0 a 6 anos. É o momento em que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Para proporcionar  melhores condições de vida. “As crianças nesta fase precisam de oportunidades, estímulos, proteção, saúde e aconchego familiar”, apontou.

Ela reforçou que o Unicef reconhece o grande potencial dessa iniciativa como estratégia na implantação de políticas públicas que garantam, respeitem, e protejam a sobrevivência e desenvolvimento infantil.

Ainda de acordo com a articuladora do Unicef, a data para a 1ª Semana do Bebê nos municípios será definida durante o treinamento.


Fonte
Texto: Suely David
Secom – Governo de Rondônia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais