Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
17
set
2020

Gestores e técnicos da área social são capacitados em Rondônia para para a I Semana do Bebê

Com a finalidade de capacitar servidores da área social  para a I Semana do Bebê em Rondônia, o Governo do Estado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza nesta quinta-feira (3), em Ariquemes, uma oficina para gestores e técnicos, envolvendo também as regiões de Porto Velho, Guajará-Mirim e Jaru.  O evento será realizado no auditório do Tribuna de Contas do Estado, das 8h às 13h.

De acordo com a equipe técnica da Representação Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) do Vale do Jamari, um dos principais objetivos da Semana do Bebê é discutir e aprimorar fluxos da rede de serviços, por isso a capacitação dos técnicos da Seas objetiva também repassar para os gestores municipais a importância de fortalecer a rede socioassistencial.

O representante  da Seas  no Vale do Jamari, Irineu José Nascimento, ressaltou a importância da realização da  Semana do Bebê em Rondônia como uma das ações sociais que incentivam os municípios a desenvolver políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizando  as famílias e comunidade, a partir de sua cultura e experiências, assegurando uma vida melhor  para as crianças.

A Seas possui, dentro da política de assistência social, a proteção social básica, que visa à prevenção das situações de risco e vulnerabilidade social; e a proteção social especial, que é destinada ao acolhimento e atendimento às famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados.

A articuladora estadual do Selo  Unicef,  Evilásia Nunes Wagner, explicou que uma das maneiras de provocar a reflexão, o debate e a tomada de atitude é a realização da Semana do bebê, uma proposta de ampla mobilização de gestores, técnicos, lideranças e famílias no debate e premiação dos direitos  da criança de 0 a 6 anos.

Segundo Evilásia, a  primeira infância é uma fase determinante para garantir desenvolvimento integral para as crianças de 0 a 6 anos. É o momento em que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Para proporcionar  melhores condições de vida. “As crianças nesta fase precisam de oportunidades, estímulos, proteção, saúde e aconchego familiar”, apontou.

Ela reforçou que o Unicef reconhece o grande potencial dessa iniciativa como estratégia na implantação de políticas públicas que garantam, respeitem, e protejam a sobrevivência e desenvolvimento infantil.

Ainda de acordo com a articuladora do Unicef, a data para a 1ª Semana do Bebê nos municípios será definida durante o treinamento.


Fonte
Texto: Suely David
Secom – Governo de Rondônia

Notícias Relacionadas