Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
05
abr
2020

Governador eleva harmonia entre Poderes por uma agenda positiva para Rondônia na 1ª sessão do ano da Assembleia Legislativa

A síntese das ações desenvolvidas pelo governo de Rondônia no ano passado foi destacada pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, durante sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa para 2020. A solenidade foi realizada na tarde de terça-feira (18),  no Plenário das Deliberações da Casa de Leis. O chefe do Executivo Estadual foi categórico ao destacar a importância da harmonia entre os Poderes, garantindo avanço que refletem positivamente à população rondoniense.

Em seu pronunciamento, o governador Marcos Rocha deixou claro todo o reconhecimento e agradecimento à Assembleia Legislativa, bem como ao Poder Judiciário e Tribunal de Contas, que convergem ações para um trabalho incansável por uma agenda positiva no Estado visando um futuro mais próspero aos moradores de Rondônia.

Uma análise sobre o primeiro ano de gestão foi explanada pelo governador, que logo no início agradeceu a Deus pelos avanços conquistados. A partir desse momento, Marcos Rocha apresentou o desdobramento das ações de gestão que foram propostas e desenvolvidas em  2019, bem como as que serão desenvolvidas neste ano.

Desta forma, o chefe do Executivo Estadual expressou total congratulação  pelas aprovações das mensagens enviadas ao Legislativo Estadual no exercício de 2019, com aprovações de importantes leis, com  demonstração de total entendimento e comprometimento de cada um dos deputados estaduais, sendo fundamental para atender às demandas da sociedade e manter a solidez democrática, a justiça e o desenvolvimento do nosso Estado.

Em todo momento, o governador enfatizou que o foco dos Poderes é sempre fazer com que população seja a maior beneficiada dessa união. Marcos Rocha fez uma breve explanação dos desafios enfrentados no ano passado, pontuando que o governo precisou realizar um forte ajuste na gestão, focando na redução de despesas como viagens desnecessárias, diárias e gastos supérfluos. Esta ação inicial gerou uma economia superior a R$ 200 milhões. Valor que subsidiou a cobertura parcial do déficit orçamentário de R$ 420 milhões, remanescente do orçamento previsto em 2018.

Após falar dos desafios enfrentados e vencidos, o governador trouxe à tona  alguns investimentos realizados nas mais diversas áreas como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Segurança, fazendo valer as medidas apresentadas no Plano Estratégico: “Um Novo Norte, Novos Caminhos” – 2019/2023.

HEURO É PRIORIDADE

A construção do novo Hospital de Urgência e Emergência (Heuro), que irá substituir o Hospital João Paulo II, foi destacada pelo governador como uma das prioridades na Saúde. Ele antecipou que a nova Unidade Hospitalar será construída no modelo Built to Suit – BTS, com capacidade mínima estimada de 400 leitos. “Somados a isso, reformaremos as unidades hospitalares e intensificaremos o Projeto Fila Zero, com mutirões de atendimento para ortopedia geral e cirurgia de catarata. Ainda, fortaleceremos as duas macro regiões de Saúde com capacitações à atenção básica, implantação de UTI neonatal, bem como apoiaremos a implantação dos Centros Regionais Especializados Materno Infantil (Creami’s), enfatizou o governador em sua mensagem ao Legislativo Estadual.

INVESTIMENTOS

Outro ponto citado pelo governador como importante refere-se ao setor de Desenvolvimento Econômico, com proposta de ampliação aos empresários da região, a comercialização para exportação de seus produtos durante a realização da 9ª edição da Rondônia Rural Show, que será realizada em Ji-Paraná.  Também na mensagem do governo do Estado, Marcos Rocha falou de investimento na malha rodoviária estadual para atender as áreas produtivas do estado e viabilizar o escoamento da produção agropecuária e industrial.

No eixo Cidadania, Marcos Rocha enfatizou o fortalecimento do Programa Criança Protegida, que irá combater a exploração sexual, desaparecimento de crianças, entre outras ações. Não diferente será a realização do monitoramento da execução dos Programas Criança Feliz e Criança Feliz +, cuja atividade será promover políticas públicas de apoio ao desenvolvimento da primeira infância das crianças rondonienses, por meio da articulação de ações entre o Estado e os Municípios, com a transferência de renda complementar aos beneficiários. “De certo, é que também iremos fortalecer o acesso aos serviços essenciais de atendimento ao cidadão, por intermédio da Seas Cidadã”, enfatizou o governador.

Ao finalizar a mensagem, Marcos Rocha definiu o ano de 2019 como positivo, apesar dos desafios enfrentados. O governador revelou confiança na missão de trabalhar obstinadamente para vencer os desafios dos anos seguintes. “É notório que Rondônia está melhor que ontem e pronta para o amanhã. Assim, agradeço a toda a equipe pela dedicação e empenho. E, principalmente, agradeço à toda população pela confiança depositada neste Governo. Portanto, reafirmo que vamos trabalhar sempre com compromisso e integridade, obedecendo a critérios técnicos e éticos, conquistando grandes triunfos em 2020”, argumentou Marcos Rocha ao finalizar a mensagem.

A abertura dos trabalhos legislativos de 2020, contou com a participação do secretário-geral do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Marcos Valério Tessila de Melo; do presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Paulo Curi Neto; do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO),  Paulo Kiyochi Mori; do secretário de Estado de Finanças (Sefin), Luís Fernando; do secretário da Casa Civil, Junior Gonçalves; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia, Elton Assis; bem como outras autoridades.

Fonte: Governo de Rondônia

Notícias Relacionadas