Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
03
jul
2020

Governo do Estado investe na capacitação de técnicos de informática para combater cibercrimes

Proteger o “Fisco” de ataques cibernéticos é uma das preocupações do Governo do Estado, principalmente na área da tecnologia, tendo em vista que programadores com habilidades nada convencionais podem modificar aspectos internos sigilosos de dispositivos, programas e redes de computadores da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).

Afim de evitar ataques externos, vírus e invasões a Sefin tem investido na capacitação do quadro de servidores da área de informática. Na semana passada, 10 técnicos de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena receberam treinamento específico de uma ferramenta adquirida pela Secretaria de Finanças, que irá proteger todo o parque de computadores do órgão contra vários vírus, entre eles: Ransomware, malware, kaspersky endpoint security for businnes.

A licença do uso do instrumento de segurança vai permitir que os técnicos de informática possam gerenciar o sistema, garantindo a proteção da base de dados do fisco estadual dos cibercrimes.

De acordo com o chefe de Rede e Suporte da Sefin, Italo Ohata, a ação faz parte do cronograma de capacitação da Secretaria de Finanças, em parceria com a Escola de Governo. Ohata diz ainda que com o mecanismo, os servidores poderão realizar a instalação, configuração, backup e restauração de configuração, gerenciamento, resolução de problemas e procedimentos para fins de documentação, que sejam de interesse da administração pública.

Notícias Relacionadas