Publicidade

Campanha Dengue_novembro_desktop

Inmet dispara alerta de chuvas intensas em Rondônia

Órgão prevê chuvas de 20 a 60 milímetros por hora até as 6h de terça-feira (12) em 52 cidades. Média de chuva esperada para novembro é de 225 milímetros.

0
Real Turismo

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, nesta segunda-feira (11), um alerta para chuvas intensas para os municípios de Rondônia. O órgão prevê chuvas de 20 a 60 milímetros por hora até as 6h de terça-feira (12) em 52 cidades. O aviso pode ser renovado caso o quadro meteorológico não mude.

A Defesa Civil também emitiu um alerta para chuvas intensas em todo o estado, ressaltando que as pancadas podem ocorrer acompanhadas de raios e ventos intensos.

Mesmo com o grau amarelo (indicativo de chuvas intensas), o Inmet ressalta que há “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

No acumulado de novembro, de acordo com o meteorologista Olívio Bahia, as estações de medição do Inmet registraram cerca de 70 milímetros de chuva em Rondônia. A média esperada é de 225 milímetros.

“Acreditamos que fique dentro da normalidade que prevemos para o mês. Temos ainda mais 20 dias para observar. Pode ser que fique até um pouco acima da média em algumas áreas do norte do estado, como em Porto Velho, por exemplo”, explicou.

Cuidados

Diante do alerta, o Inmet faz as seguintes recomendações:

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas;
  • Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não é recomendado estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda.
  • Em caso de dúvidas, a recomendação é fazer contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Previsão do Sipam

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o tempo deve permanecer de nublado a encoberto a qualquer hora desta segunda-feira, incluindo Porto Velho.

Na capital do estado, a previsão é de que os termômetros alcancem máxima de 31ºC nesta segunda e que a umidade do ar varie entre 65% e 95%.

Em Vilhena (RO), região do Cone Sul, a temperatura não deve ultrapassar a casa dos 30ºC. A umidade também deve oscilar entre 60% e 95%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarVeja Mais